SAÚDE

Dor no pescoço: Médico Especialista em Dor apresenta dicas para tratar o problema!

Publicado em 15/07/2021 às 11:30Atualizado em 19/12/2022 às 02:56
Compartilhar

Imagem: reprodução Clínica Hong Jin Pai 

A dor no pescoço, ou cervicalgia, é uma condição muito comum que afeta duas a cada três pessoas ao longo da vida. Apesar de ocorrer com bastante frequência, nem sempre é simples identificar a origem da dor no pescoço no paciente. Apenas após exames, é possível traçar qual será a terapia mais adequada para cada caso. 

Por isso, é fundamental que haja o acompanhamento médico para um diagnóstico preciso e a indicação do tratamento mais indicado para a recuperação completa do quadro. 

De acordo com o Dr. Marcus Pai, médico especialista em dor e acupuntura, colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP, a cervicalgia acontece quando paciente sofre uma lesão, espasmos musculares, contraturas, apresenta má postura ou até mesmo quando usa seus aparelhos celulares ou tablets inclinando o pescoço de maneira inadequada, aumentando a pressão causada pelo peso da cabeça sobre a coluna cervical. 

“Um ponto muito importante para identificar a origem da dor no pescoço é detectar se estamos lidando com um episódio de dor aguda, como um torcicolo ou uma lesão pontual, ou se estamos investigando um quadro de dor crônica, que se manifesta na mesma região por mais de três meses”, explica o Dr. Marcus Pai. 

O que pode causar a dor no pescoço? 

Nem toda dor no pescoço é igual em intensidade e duração. A maioria dessas manifestações estão relacionadas a causas já conhecidas e na maioria dos casos, tratáveis. 

Torcicol geralmente ocorre após uma noite de sono mal dormida quando o pescoço “trava”, causando dores e limitações de movimento. O torcicolo pode acontecer quando os músculos do pescoço, trapézio e cabeça sofrem tensão ou há algum tipo de espasmo na região cervical. Alguns casos também podem ser atribuídos às micro lesões causadas pela exposição dos músculos do pescoço ao frio por períodos muito longos. 

Cervicalgia simples ou dor cervical inespecífica: é a dor no pescoço mais comum, sem causa exata, gerada por pequenas lesões, distensões ou tensão na região cervical. Geralmente ocorre por causa da má postura ou falta de ergonomia adequada, levando o pescoço a ficar excessivamente flexionado por longos períodos. 

Efeito chicote: ocorre em casos de acidente ou impactos que geram um movimento muito rápido e brusco para frente e para trás na coluna cervical. Esse tipo de lesão pode causar dor crônica no pescoço e na nuca. 

Doenças degenerativas: quando uma condição causa o desgaste dos discos que ficam entre as vértebras e os ossos da região cervical. O quadro também é conhecido como espondilose cervical e geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos. 

Identificando e tratando a dor no pescoço 

Nenhum diagnóstico pode ser feito sem o acompanhamento médico e exames investigativos laboratoriais e de imagem, como o raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e eletroneuromiografia. 

A boa notícia é que a maioria dos casos de dor no pescoço não trazem riscos à saúde do paciente e podem aliviados e sanados com tratamento médico e terapias conservadoras como uso de analgésicos, fisioterapia, imobilização do local, compressas, acupuntura e acompanhamento de atividades físicas. 

Há também bons hábitos que podem evitar o surgimento das incômodas dores no pescoço. Veja algumas recomendações do Dr. Marcus Pai: 

-  Evite sempre manter a cabeça curvada para frente do pescoço; 

- Faça alongamentos regularmente, principalmente quando o trabalho exige muitas horas sentado à mesa, computador ou dirigindo; 

- Ajuste computadores e celulares sempre na altura dos olhos para evitar a má postura da cervical e dos ombros, 

- Evite dormir virado de barriga para baixo; 

- Fuja dos travesseiros muito altos e muito firmes. Escolha um modelo que preencha a curvatura natural dos ombros e pescoço. 

- Considere praticar atividades como ioga e Pilates para fortalecer a musculatura da coluna. 

- Não se automedique: procure sempre um médico para tratar dores no pescoço.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por