SAÚDE

Dores nas costas motivam 13% das consultas médicas

Todas as pessoas, em algum momento das suas vidas, já reclamaram ou vão se queixar de dores nas costas.

Publicado em 23/03/2013 às 09:46Atualizado em 19/12/2022 às 14:03
Compartilhar

Todas as pessoas, em algum momento das suas vidas, já reclamaram ou vão se queixar de dores nas costas. Este mal, que afeta 80% da população mundial, manifesta-se quando se exige demais da coluna vertebral, tanto nas atividades domésticas como também no trabalho.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a dor nas costas é a terceira maior causa de aposentadoria entre os brasileiros e representa o segundo motivo para os trabalhadores solicitarem licença.

O IBGE também constatou, através das suas pesquisas quantitativas, que a constância dessas dores tem se tornado mais frequente, pois 13% das consultas médicas abrangem algum problema de coluna. As pessoas que participaram da estatística fizeram diversas reclamações sobre doenças crônicas, mas as enfermidades que afetam a região das costas se destacaram no levantamento.

As dores nas costas são comuns entre indivíduos com mais de 40 anos e podem representar um sintoma de hérnia de disco. De acordo com especialistas, a coluna é composta por vértebras e discos invertebrados, mas a hérnia acaba se formando devido à ruptura da estrutura responsável por abrandar os impactos entre as vértebras, ou seja, os discos. Com o canal vertebral comprometido, a dor começa a se manifestar, afetando as costas e também causando o formigamento das extremidades do corpo (braços e pernas) devido à irradiação da dor.

Além de hérnia de disco, o dolorimento pode acontecer devido a outras doenças, como artrose, osteoporose e bico de papagaio. O problema que interfere no dia a dia de várias pessoas também pode se manifestar por causa de esforço muscular, postura inadequada, compensação por lesões e falta de exercícios físicos.

Outros estudos já fizeram grandes descobertas a respeito desse problema de saúde. Pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental, por exemplo, constataram que as dores nas costas podem estar associadas à insatisfação com o trabalho, isto é, à tensão psicológica.

Quem já possui patologias na coluna vertebral deve tomar alguns cuidados constantes. Os especialistas recomendam a prática de exercícios físicos para combater os males do sedentarismo, mas não são todas as atividades que fazem bem à saúde das costas. É recomendado evitar movimentos que envolvem muito impacto, como corridas e saltos, além das mudanças bruscas de direção presente em vários esportes.

Como forma de prevenção é aconselhado realizar alongamentos regularmente, manter a postura correta e controlar a quantidade de peso. Quando aparecer algum sintoma que pode sinalizar problemas de coluna, como o formigamento, é recomendado buscar ajuda de um especialista.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por