Consequência de um quadro inflamatório da camada de gordura sob a pele, a celulite atinge até 95% das mulheres, principalmente em decorrência de alterações hormonais
Consequência de um quadro inflamatório da camada de gordura sob a pele, a celulite atinge até 95% das mulheres, principalmente em decorrência de alterações hormonais, como puberdade, gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais e menopausa. No entanto, as baixas temperaturas e os avanços da medicina permitem um tratamento com resultados positivos.
De acordo com a fisioterapeuta estética Karla Chebel, as células de gordura normalmente se alargam em função do acúmulo de gordura e fluidos localizados. Isso impede a corrente sanguínea e provoca o endurecimento e a contração dos tecidos da pele. “Aumento de peso, má nutrição, ingestão insuficiente de água e sedentarismo pioram esse processo, que, associado à idade, gera perda de consistência e tonalidade do tecido conjuntivo, tornando a celulite mais visível. A drenagem age no sentido de ativar, limpar, regular e nutrir os tecidos, renovando a capacidade de autodefesa e autopurificação do corpo-humano”, destaca.
Para manter os benefícios do tratamento com drenagem linfática, a fisioterapeuta alerta que é importante purificar o organismo com uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, proteínas magras, produtos integrais e muita água. “Cuide também do preparo dos alimentos. Evite frituras e sal em excesso. Este último prejudica a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, além de provocar a retenção de líquidos, o que favorece o aparecimento dos furinhos. É bom lembrar que o sal está presente nos embutidos e alimentos prontos”, assegura a especialista. É fundamental praticar exercícios físicos regularmente. “O movimento ajuda a drenar o corpo, reduz o inchaço e, por consequência, a celulite. Uma boa dica são os exercícios aeróbicos, como esteira, bicicleta e pilates, que também fortalece os músculos e modela o corpo”, afirma Karla.
Karla Chebel lembra que, para os casos mais graves, quando nem sempre esses cuidados são suficientes para fazer os nódulos regredirem, métodos como o manthus podem murchar as células de gordura, reduzir medidas e melhorar o aspecto da celulite. “Com a Endermoterapia, equipamento que massageia a pele com movimentos de sucção e rolamento, ativa-se a circulação, corrigindo as irregularidades da pele. Quando a celulite é acompanhada de flacidez, usa-se a Corrente Russa, aparelho que emite ondas para enrijecer a musculatura. Esta, associada à Lipoescultura Gessada Ortomolecular, ativa o metabolismo, o que ajuda a reduzir volume, medidas e as marcas da celulite”, completa.