SAÚDE

Entidade nacional busca apoio do município para combater hanseníase

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no país em 2011

Thassiana Macedo
Publicado em 31/01/2013 às 10:46Atualizado em 19/12/2022 às 14:58
Compartilhar

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no país em 2011. Isto significa uma redução de 15% em relação ao ano anterior. Entre menores de 15 anos a redução foi de apenas 11%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o coeficiente de prevalência da doença corresponda a menos de dez casos a cada 100 mil habitantes. No entanto, em 2011, o Brasil registrou o coeficiente de 17,65 novos casos por

100 mil habitantes. Em Minas Gerais, esse índice ficou em 7,68 em 2011, ano em que o Estado registrou 1.516 novos casos de hanseníase.

O assessor técnico e voluntário do Morhan Nacional, Artur Correa, avalia que, apesar dos avanços clínicos para o enfrentamento da doença, questões políticas e sociais ainda colocam a hanseníase como um desafio à saúde pública brasileira. “No ano passado, junto com a UFTM, o Morhan fez a capacitação de profissionais da rede e percebemos que eles ainda não conseguem fazer o diagnóstico. Mesmo que operacionalmente a pessoa só iria pegar o medicamento no Centro de Saúde Eurico Vilela, o profissional nas unidades de saúde não tem coragem de fazer o diagnóstico e manda o paciente para o centro de referência”, afirma Correa.

Na tentativa de reverter esse problema, o assessor técnico se reuniu com o secretário municipal de Saúde de Uberaba, Fahim Miguel Sawan, para entregar uma carta de compromisso para o combate à hanseníase. Artur Correa ressalta que o resultado da reunião foi positivo, pois foi possível discutir a situação crítica em todo país em relação à hanseníase, que se deve à falta de ações efetivas para o controle da doença desde a década de 1990. “Temos esperança de que, trabalhando em parceria com o governo, especialmente com a Secretaria Municipal de Uberaba, poderemos garantir políticas públicas que melhorem esse quadro”, frisa.

O Morhan Nacional tem sede em Uberaba e realiza atendimentos oferecendo informações, solucionando dúvidas e encaminhando pessoas para tratamento pelo TeleHansen 0800 026 2011 ou pelo WebHansen, um chat disponível on-line pelo www.morhan.org.br.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por