SAÚDE

Época de enchentes na cidade requer atenção contra doenças

Assim como tem mostrado o Jornal da Manhã, os uberabenses vêm sofrendo com os efeitos negativos das enchentes, mas o problema não é apenas material

Thassiana Macedo
Publicado em 12/01/2013 às 10:36Atualizado em 19/12/2022 às 15:20
Compartilhar

Assim como tem mostrado o Jornal da Manhã, os uberabenses vêm sofrendo com os efeitos negativos das enchentes, mas o problema não é apenas material. Os alagamentos, especialmente quando invadem casas e estabelecimentos, podem deixar pelo caminho focos de contaminação, oferecendo risco de doenças à população.

A infectologista Danielle Borges Maciel ressalta que algumas doenças podem ser motivo de preocupação redobrada, por conta das chuvas recentes. “As doenças conhecidas como de transmissão hídrica, ou seja, através da água, são infecciosas e aumentam neste período de chuva. Entre elas estão febre tifoide e paratifoide, disenterias bacterianas, vermes e cólera, que não temos por aqui, mas há um risco.

E, ainda, doenças virais, como hepatites e dengue, problema piorado por conta do aumento dos criadouros do mosquito. Temos, também, casos isolados de leptospirose”, alerta.

No caso da leptospirose, o problema é que a doença faz mais vítimas, em razão das enchentes e intensos temporais ocorridos nesta época. Quando a água de bueiros e da rede de esgoto transborda, a chance de contaminação por leptospirose aumenta, visto que é grande a probabilidade de esta água estar contaminada com a urina dos ratos urbanos. Além dos roedores, os animais caninos, bovinos e suínos podem transportar a bactéria. A bactéria penetra no organismo por meio de pequenos ferimentos na pele ou das mucosas do nariz e da boca. Outra forma de contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos infectados e pela limpeza inadequada de domicílios. Os infectados apresentam sintomas como mal-estar, febre alta abrupta, dor de cabeça e muscular constante, olhos avermelhados, vômitos e diarreias. Ou seja, podem ter o diagnóstico facilmente confundido com o episódio de gripe. A detecção imediata do problema pode evitar a evolução do quadro. Sem o tratamento adequado, a doença resulta em hemorragias, diminuição e até suspensão do volume urinário, além do risco elevado do óbito.

Diarreias e intoxicações alimentares em geral são transmitidas pelo contato com alimentos contaminados pela água de enchentes. “Se uma pessoa tiver contato com a enchente e passar a sentir febre, vômitos, diarreia, dor no corpo e muscular, prostração, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por