Sair da cama correndo ou abusar do botão soneca no despertador estão entre os equívocos comuns nas primeiras horas do dia
Sair da cama correndo ou abusar do botão “soneca” no despertador estão entre os equívocos comuns nas primeiras horas do dia. Saiba o que eles podem causar e como evitá-los.
Você acorda pronto para enfrentar mais um dia pela frente, mas mal sabe que no período entre a cama e a mesa de trabalho pode ter cometido erros que vão acabar tornando sua jornada pior, exigindo demais do seu corpo nas primeiras horas. Especialistas ouvidos pelo site da apresentadora Oprah Winfrey reuniram alguns dos mais comuns e dão dicas de como evitá-los.
1. Sair da cama correndo
“Você pula da cama pronto para enfrentar o dia. O problema é que deve estar forçando demais os músculos de suas costas, que ainda estão rígidos após uma longa noite de sono”, diz o especialista em Sono e Quiropata Robert Oexman. Mover-se muito rápido nessa hora aumenta os riscos de um espasmo nos músculos, com dores lombares, ou mesmo de deslocamento na coluna. “Além disso – diz o especialista –, durante as horas de sono, o sangue se desloca para as pernas, o que pode causar uma sensação de tontura e até um desmaio se a pessoa se levantar rápido.
O que fazer? Antes de pular da cama para o chuveiro, Oexman recomenda abraçar os joelhos até o peito, um a um e depois os dois juntos. Isso vai não só ajudar a aquecer os músculos, como fazer o sangue circular melhor pelo corpo, levando você a se sentir mais estável ao se levantar.
2. Manter janelas e cortinas fechadas enquanto se arruma para trabalhar
As cortinas transformam seu quarto num caverninha escura e aconchegante, que vão fazer você querer dormir mais. Para ajudar a começar o dia de bom humor e despertar seu relógio biológico, você precisa da luz do Sol.
O que fazer? Quanto mais luz, melhor. Então, abra todas as cortinas assim que se levantar da cama.
3. Você coloca seu despertador para 6h47 da manhã
Você é um fiel usuário do botão “snooze” do seu despertador, ou seja, usa a matemática soneca para ganhar mais dez minutos extras de sono ao menos três vezes. Mas esse acordar e cochilar intermitente faz com que seu corpo nunca se adapte a uma rotina e pode dificultar que você adormeça à noite. É por isso que especialistas em sono amaldiçoam essa invenção e pedem para não usar o tal botão.
O que fazer? Acorde quando o alarme despertar, e não após três tentativas.
4. Você não faz nada relaxante até a hora do almoço
Muitos de nós trabalhamos duro e só lembramos de dar um tempo para nós mesmos no horário do almoço, ou por volta das 13h, quando já cumprimos metade da jornada. Um recente estudo da Universidade de Minnesota afirma que, quando os trabalhadores começam o dia num estado de espírito mais positivo, o humor reage melhor a atividades prazerosas do que quando começam fechados e mal-humorados. Eles também foram menos impactados por eventos negativos, diz o estudo.
O que fazer? Tomar um café da manhã demorado, em vez de ingerir qualquer guloseima a caminho do trabalho; tirar alguns minutos para uma ligação para alguém que você gosta, ou mesmo fazer uma caminhada ao sol antes de entrar no ritmo do trabalho podem ajudar.
5. A primeira coisa que você faz ao acordar é malhar
Você sabe que deve tomar café pelo menos 30 minutos após se levantar para ajustar seu metabolismo, mas isso se torna uma tarefa difícil quando você tem que correr para não perder uma aula de step, às 7 horas. Você precisa de algum carboidrato para ter alguma reserva de energia – especialmente se vai para a academia.
O que fazer? Não é que você precise de uma tigela de granola com todos os suplementos de vitamina. Uma porção de cereal integral ou uma banana no seu caminho para a academia já é suficiente. E bastante água, é claro, considerando que a última vez que você bebeu água foi há mais de sete horas.