SAÚDE

Escovação correta é a principal forma de prevenção de cáries

Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser adotado o uso do fio dental

Thassiana Macedo
Publicado em 05/10/2013 às 00:43Atualizado em 19/12/2022 às 10:45
Compartilhar

Em outubro é comemorado o Dia do Dentista, por isso é bom lembrar que tão importante quanto ir regularmente ao dentista para saber se a saúde bucal está em dia são as orientações que devemos pedir ao dentista sobre a maneira correta de escovar os dentes. De acordo com cirurgiões-dentistas, muitas vezes escovamos os dentes acreditando que o estamos fazendo de forma correta, quando a escovação na verdade não só não cumpre seu papel de livrar a boca de resíduos de alimento e de bactérias que causam odor e cáries, como também pode estar prejudicando a gengiva.

No entanto, somente deixar de ingerir excesso de açúcar não reduz 100% o risco de desenvolver cáries, periodontites, halitoses e outras doenças bucais. Além de frequentar o consultório odontológico regularmente, nada melhor do que educar crianças desde cedo e adultos sobre a importância de uma boa escovação. O cirurgião-dentista Joaquim Carlos de Oliveira Filho orienta a técnica mais eficaz para reduzir doenças bucais. Ele destaca que o ideal é iniciar a escovação pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo, sempre com o movimento de “varrer”. “Passe a escova na superfície externa dos dentes, iniciando pelo lado esquerdo e terminando no direito. Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória dos dentes até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes com movimento de vaivém. Repita todo o processo nos dentes de baixo e não esqueça de escovar a língua”, orienta.

Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. “O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados por cáries. Para evitá-las, além de remover a placa bacteriana com a escovação e o uso de fio dental, e não consumir com frequência o açúcar, pode-se utilizar o flúor, que atua fortalecendo os dentes, com bochechos diários ou semanais, sempre sob a supervisão do dentista”, frisa Oliveira Filho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por