SAÚDE

Especialista alerta para cuidados básicos antes de praticar corrida

A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa, que envolve praticamente todos os músculos

Publicado em 02/04/2013 às 09:58Atualizado em 17/12/2022 às 09:23
Compartilhar

Correr está na moda, mas especialistas recomendam cautela

A corrida é um dos exercícios mais recomendados para o bem-estar físico e mental. Além de ser uma atividade completa, que envolve praticamente todos os músculos do corpo, é aliada na queima de gorduras e no aumento da massa muscular. Hoje é um dos exercícios mais praticados pelas pessoas. Segundo pesquisa do Ibope, no Brasil somam mais de 4,5 milhões de praticantes.

Antes de começar a correr, porém, é preciso tomar alguns cuidados. Segundo o personal trainer Marcelo Ferreira da Silva, para ingressar em qualquer treino, é indispensável fazer uma avaliação, que pode ser realizada pelo educador físico, fisioterapeuta ou médico. Durante o teste são verificadas a pressão arterial e a frequência cardíaca em repouso e em exercício. Se a pessoa está saindo do sedentarismo, o histórico da saúde e a estrutura corporal serão avaliados. Marcelo acrescenta que exames mais completos, como eletrocardiograma e ecocardiograma, também podem ser exigidos caso a pessoa apresente alterações significativas nos procedimentos anteriores.

O educador observa que o ritmo de cada um é diferente e é muito importante respeitá-lo. Portanto, analisar o condicionamento físico é fundamental para estabelecer o tipo de treino (intervalado, resistência e/ou explosão), volume e a intensidade. “A caminhada é importante como preparação para a corrida, já que melhora a captação, utilização do oxigênio pelos pulmões e a resistência muscular localizada”, explica o preparador. Ele acrescenta que, nos casos de sobrepeso, começar aos poucos evita lesões articulares, musculares e, principalmente, uma sobrecarga no coração.

E por falar em massa corporal, com a corrida é possível queimar cerca de 600 calorias, levando-se em consideração o ritmo empregado.

Marcelo dá algumas dicas para quem não quer começar com todo o pique e depois desistir. O corpo precisa de boa recuperação para que a corrida tenha maior frequência, senão além de facilitar o aparecimento de lesões, pode haver a condição de “over training”, com dores musculares, sonolência, câimbras, distensões, entre outros. Ao invés de melhorar o condicionamento físico, o praticante vai diminuir o desempenho e a resistência. Alguns fatores que influenciam na recuperação são a idade, o tempo de treino, a temperatura do ambiente, alimentação e hidratação e o peso corporal. “Com o repouso adequado, pode haver a progressão programada para chegar a correr todos os dias, geralmente, alto nível”, expressa Ferreira.

Segundo o personal, quando começar a atividade, é interessante que o praticante dê preferência a regiões planas, para não exigir demais de músculos e articulações, enquanto o corpo se aprimora nas adequações fisiológicas. A esteira também tem os benefícios apresentados, porém perde a tração muscular posterior obtida no solo, por ter o esforço facilitado.

As vestimentas também são de extrema importância no treino. Roupas confortáveis, flexíveis, com tecidos leves e de fácil evaporação do suor. Já o tênis necessita ter um amortecimento bom e quanto maior a região abrandada, melhor. E para não perder o ritm inspirar e expirar confortavelmente. “Inspirando só pelo nariz ou nariz e boca, dependendo da demanda de oxigênio”, esclarece Marcelo.

Para quem deseja complementar a atividade física, o educador aconselha alongamento e musculação, visto que aumenta a amplitude dos movimentos, diminui as dores e melhora a flexibilidade. No entanto, tem que tomar cuidado com a intensidade dos dois ou mais treinos para que enquanto um estiver em alta, o outro tem uma sobrecarga menor e vice-versa, mantendo o equilíbrio.

Além de cuidar do corpo, a boa notícia são os benefícios para a saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), depois de algum tempo de prática, o organismo passa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico é que impede que ele se sobrecarregue, facilitando o controle da pressão, do colesterol e do peso. Diabetes, hipertensão, asma e colesterol alto são algumas das doenças que podem ser mantidas a rédeas curtas com a ajuda da corrida.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por