É fundamental o uso de determinados equipamentos de segurança pelas crianças para protegê-las de quedas. Entre eles são essenciais e insubstituíveis o capacete, a joelheira e a cotoveleira. “Até para andar de velotrol a criança precisa usar o capacete. Estudos apontam que o objeto protege até 88% das lesões cerebrais decorrentes de quedas ou colisões de bicicletas”, afirma a pediatra Tatiane Miranda.
Já em situações em que a criança acompanha o ciclista na garupa é preciso sempre utilizar a cadeirinha, que deve ficar bem presa à bicicleta. Caso o pequeno tenha menos de quatro anos, sugere-se que o equipamento seja posicionado em frente ao condutor para que haja melhor controle.
Outra dica é nunca comprar para o filho uma bicicleta maior que o necessário porque ele irá crescer rapidamente: este é um erro perigoso, pois, além de causar acidentes – já que fica mais difícil para que a criança alcance os freios –, pode fazer com que ela se sinta insegura e perca a vontade de pedalar novamente.
Atendimento. Sempre que ocorrer um acidente de bicicleta envolvendo criança, é recomendado chamar o Samu para realizar o resgate, e mesmo que ela volte para a casa andando e não aparente ter nada grave, deve-se levá-la ao pronto atendimento mais próxim “Às vezes, a criança apresenta um nível de consciência normal no primeiro momento, mas pode haver uma lesão no crânio ou cérebro que ela só vai se manifestar depois de algumas horas”, alerta a pediatra.