SAÚDE

Especialista dá as dicas para amenizar desconfortos da gravidez

Depois da descoberta da gravidez, é hora da futura mamãe cuidar ainda mais da saúde. Os próximos nove meses serão marcados por muitas mudanças no corpo e o período...

Publicado em 12/05/2012 às 08:29Atualizado em 19/12/2022 às 19:44
Compartilhar

Depois da descoberta da gravidez, é hora da futura mamãe cuidar ainda mais da saúde. Os próximos nove meses serão marcados por muitas mudanças no corpo e o período exigirá cuidados especiais. Na semana do Dia das Mães, o Ministério da Saúde realiza campanha para destacar a importância do pré-natal para uma gestação tranquila e saudável, mas não é somente este o cuidado importante durante a gravidez. Isto porque entre as mudanças comuns na vida da mulher estão alterações na qualidade do sono, náusea, azia, síndrome das pernas inquietas e até ronco.

De acordo com o ginecologista e obstetra Alexandre Sivieri, a gravidez é um período muito especial, não somente para a mulher, mas também para o casal. Segundo ele, uma série de mudanças irá ocorrer no organismo da mulher, provocando alterações no comportamento dela no dia a dia. “Algumas mulheres passam pela gestação sem grandes dificuldades, enquanto outras sofrem muito com as alterações físicas e emocionais.

O controle do peso, a prática de atividades físicas moderadas, tais como caminhadas, natação e hidroginástica, alongamento e relaxamento são muito importantes durante a gestação”, revela.

O especialista afirma, ainda, que, neste momento, a mulher deve ter atenção especial com a alimentação, principalmente porque hoje a sociedade brasileira tem se tornado cada vez mais obesa. “E na gestação o sobrepeso irá dificultar ainda mais o cotidiano da mulher, além de levar a problemas importantes como diabetes e hipertensão arterial. Portanto, o ganho de peso deve ficar limitado entre 9 kg e 12 kg, durante toda a gestação. A alimentação deve ser rica em verduras, legumes e frutas, dar atenção ao leite e derivados, não se esquecendo das proteínas presentes nas carnes”, frisa.

Sivieri destaca que, durante os meses iniciais, a gestante sofrerá com muita frequência de náuseas e vômitos, além de dores abdominais discretas, que são normais, desde que não ocorram sangramentos. “Para auxiliar na diminuição desses sintomas, é recomendado que a gestante faça pequenas refeições em intervalos de tempo menores, para facilitar a digestão, evitar dormir ou deitar após se alimentar, o que pode levar à sensação de queimação. Em gestações mais avançadas, o aumento do peso abdominal vai dificultar os passeios e também causar desconforto respiratório, mas essas modificações são normais no organismo em gravidez”, esclarece.

O obstetra informa que podem surgir, ainda, algumas dores em pontadas no baixo ventre. “Serão sinais de alerta apenas se ocorrer contrações dolorosas e frequentes, perda de líquido e/ou sangue por via vaginal e parada da movimentação fetal por mais de 12 horas. Na presença de qualquer um desses sintomas, o obstetra deve ser procurado o mais rápido possível”, alerta Alexandre Sivieri.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por