A prevenção ainda é a melhor forma de diminuir as doenças bucais, bem como o meio mais simples, barato e inteligente de garantir uma população saudável. Isso resulta em tratamentos mais simples e eficientes, e em bocas livres de cáries, periodontites e halitoses. Por isso, nada melhor do que educar as crianças desde cedo sobre a importância da saúde bucal.
Neste sentido, o cirurgião dentista Joaquim Carlos de Oliveira Filho orienta a técnica mais eficaz para reduzir doenças bucais. Ele destaca que o ideal é iniciar a escovação pelos últimos dentes de cima, do lado direito e pela superfície interna seguindo até o lado esquerdo, sempre com o movimento de ‘varrer’. “Passe à superfície externa dos dentes, iniciando pelo lado esquerdo e terminando no direito. Ainda do lado direito, escove atrás dos últimos dentes e passe a escovar a superfície mastigatória até o lado esquerdo. Ao chegar do lado esquerdo, escove atrás dos últimos dentes com movimento de vai-vem. Repita todo o processo nos dentes de baixo e não esqueça de escovar a língua”, recomenda.
Para limpeza das regiões entre os dentes, onde a escova não consegue remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana, deve ser usado o fio dental. “O fio dental deve ser passado entre todos os dentes, superiores e inferiores, e atrás dos últimos dentes. Os dentes do fundo da boca são, pela maior dificuldade de higienização, os mais atacados pela cárie e merecem cuidado especial. Para evitar a cárie, além de remover a placa bacteriana com a escovação e uso de fio dental, e de evitar o consumo frequente de açúcar, pode-se utilizar o flúor que atua fortalecendo os dentes com bochechos diários ou semanais, sempre sob a supervisão do dentista”.