SAÚDE

Especialista esclarece sobre uso do filtro solar nesta época

Conforme previsão do tempo, a estimativa para toda a semana é de baixa umidade do ar, perto de 15%...

Publicado em 12/09/2012 às 15:22Atualizado em 19/12/2022 às 17:26
Compartilhar

Conforme previsão do tempo, a estimativa para toda a semana é de baixa umidade do ar, perto de 15%, e dias e noites quentes, com máximas de 37º. Ou seja, clima típico de regiões desérticas em pleno Triângulo Mineiro. Com isso, a pele tende a ficar ressecada, os lábios rachados e os pés com o aspecto mais áspero e seco. Essas são algumas respostas do corpo às baixas temperaturas e poluição, comum nesta época, pois, além do frio e do clima seco, as pessoas tomam banhos mais quentes e mais longos, reduzindo consideravelmente a oleosidade natural da pele, fator que a protege.

Segundo a fisioterapeuta dermato funcional Maria Aparecida Ramos, o tempo seco, quente e poeirento é altamente prejudicial à beleza e à saúde, pois esses fatores tampam os poros, evitando que a pele respire. Também prejudicam o funcionamento dos pulmões, já que a poeira entra pelas vias respiratórias, gerando inúmeras queixas de alergias, rinites e sinusites, bem como dificuldades para respirar e tosses. Por isso, ela recomenda que o principal cuidado neste período do ano é com a hidratação, ingerindo muita água. “As pessoas dizem que bebem refrigerantes e sucos, mas não é a mesma coisa. Quanto ao suco, o organismo absorve a proteína, o açúcar e outros componentes, para depois separar a água. Bebendo a água, o corpo vai absorvê-la imediatamente, ficando hidratado”, esclarece.

Quanto à pele do rosto, do corpo e dos pés, a fisioterapeuta destaca que somente a lavagem não a hidrata, é preciso tratá-la, retirando as células mortas para que os canais recebam o creme. O produto específico para cada parte do corpo funcionará como um filme, fazendo com que a pele fique

hidratada por mais tempo. A fisioterapeuta lembra que é importante usar o filtro solar todos os dias, com reforço de duas em duas horas, o que não depende do fator de proteção ser 15, 30 ou 60. A proteção está na reposição do filtro, já que ele tem seu efeito reduzido ao ser absorvido pela pele e perder seu princípio ativo em contato prolongado com o ambiente. Além disso, Maria Aparecida orienta que cada pessoa procure um creme hidratante adequado a cada tipo de pele.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por