O ideal é ter sempre expectativas realistas, pois a busca pela beleza é saudável, desde que seja baseada na informação, no planejamento e na realidade
Quando uma pessoa decide se submeter a um procedimento, seja para corrigir alguma imperfeição física desagradável ou investir na melhoria de algum aspecto estético, precisa pensar em inúmeras variáveis. Elas vão desde a real necessidade do procedimento às condições clínicas favoráveis, mas não se pode esquecer de escolher o profissional certo, levando em conta que uma cirurgia envolve riscos, como o arrependimento até problemas de saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, quando realizada por um profissional capacitado, a cirurgia oferece os mesmos riscos que qualquer outro procedimento.
De acordo com o médico Adriano Peduti, especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, é fundamental que a pessoa se certifique de que está lidando com um cirurgião plástico de verdade. “Consultar a afiliação do cirurgião junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é o caminho inicial e pré-requisito mínimo para a escolha do profissional. Visite o endereço www.cirurgiaplastica.org.br para saber se ele é membro associado ou titular. Escolha um cirurgião qualificado e dedicado à especialidade. Assegure-se de que ele participa com frequência de cursos, congressos e palestras tanto no Brasil como no exterior. Um bom currículo reflete a dedicação e o interesse de qualquer profissional”, alerta.
Peduti destaca ainda que é importante ter afinidade com o médico a ser escolhido, pois o contato com o cirurgião não acaba depois da cirurgia. “Veja se ele tem uma filosofia de trabalho com a qual se identifica. Procure um cirurgião que esteja interessado não só no aspecto físico de sua cirurgia, mas também nos motivos pessoais e emocionais. Não tenha receio ou vergonha de fazer perguntas. Escolher um cirurgião é assunto muito sério e, quanto mais bem informado estiver, melhor. Poder se comunicar com seu médico de forma clara e aberta é fundamental para o sucesso da cirurgia. Se o médico se sentir ofendido ou irritado com suas perguntas, procure outro”, orienta.
O especialista recomenda ainda que se tenha expectativas realistas, pois a busca pela beleza é saudável desde que seja baseada na informação, no planejamento e na realidade. “As cirurgias plásticas recuperam traços que se perderam com o tempo ou realizam pequenos e médios reparos. O objetivo é realçar a beleza natural. Por isso, desconfie de médicos que prometem milagres. Além disso, tenha em mente que o melhor preço não significa o menor valor. Economizar na cirurgia e acabar com um resultado que você não goste, ou ter uma complicação, no final, é o preço mais caro que qualquer um pode pagar”, lembra o médico.
Adriano Peduti afirma também que é importante agendar uma consulta, pois nada substitui o contato direto entre paciente e o cirurgião. “Use a consulta não só para entender as suas opções, mas também para conhecê-lo melhor. Tire todas as dúvidas para minimizar a ansiedade natural antes de qualquer procedimento cirúrgico. Fazer uma consulta é o melhor investimento”, completa o médico.