SAÚDE

Especialista orienta como se deve guardar a escova dental

Os ambientes abafados e úmidos podem contribuir para a proliferação de bactérias ou até mesmo aquelas vindas da própria boca

Thassiana Macedo
Publicado em 08/01/2014 às 00:54Atualizado em 19/12/2022 às 09:31
Compartilhar

Para tentar amenizar esse acúmulo, é aconselhável o uso de protetores ou até mesmo guardá-las fora do banheiro. O cirurgião dentista, Marcelo Pimenta, orienta como se deve guardar a escova. “Ela deve ser colocada em recipiente fechado e a uma distância de pelo menos dois metros do vaso sanitário. É importante, também, deixar a tampa do vaso sanitário sempre abaixada na hora da descarga e quando não estiver em uso”, alerta.

Tampar o recipiente ou mantê-la em armários fechados resolve o problema apenas em parte. Isso porque ambientes abafados e úmidos podem contribuir para a proliferação de bactérias ou até mesmo aquelas vindas da própria boca. “Muitas bactérias permanecem vivas nas cerdas da escova por até 24 horas. Por isso, é importante eliminar o excesso de água após o uso, mas nunca utilizando toalhas para secá-la. Borrifar um antisséptico nas cerdas ajuda também. O mais indicado é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias”, explica o dentista. A vida útil da escova também deve ser levada em conta. Marcelo Pimenta diz que a troca deve ser feita a cada quatro meses e o tipo de escova varia conforme o gosto do usuário.

A escova do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes, que ocorre por volta dos 6 meses, a fralda deve ser substituída por uma dedeira ou miniescovinha apropriada para essa fase. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente, pois o excesso de flúor  é prejudicial aos dentes permanentes. A escova do bebê exige os mesmos cuidados tomados com as de um adulto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por