SAÚDE

Especialista recomenda uso moderado de flúor desde o 1º dente de leite

Pesquisadores da Unesp realizam estudo sobre o uso do flúor no combate da cárie e recomenda o uso do produto desde o 1º dente de leite

Thassiana Macedo
Publicado em 11/06/2014 às 18:58Atualizado em 19/12/2022 às 07:22
Compartilhar

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizam estudo sobre a utilização do flúor no combate da cárie e recomenda o uso de creme dental com o produto desde o primeiro dente de leite. A pesquisa defende que a aplicação do flúor com moderação não é prejudicial para a saúde bucal da criança, ao contrário da prática comum na odontologia, que indica o uso apenas após os três anos de idade.

De acordo com o especialista em odontopediatria, Juliano Pelim Pessan, na verdade, essa recomendação é resultado não de uma pesquisa, mas de uma série de estudos desenvolvidos, há mais de 10 anos, com fluoreto na prevenção da cárie dentária. “O que se tem observado é que a ausência de fluoreto é prejudicial em qualquer idade, porque o fluoreto é um agente químico capaz de controlar a cárie e mantê-la em níveis baixos para toda a população, inclusive para o público infantil apenas com dentes de leite. Então, desde o nascimento do primeiro dente de leite na boca, a criança deve receber a aplicação do fluoreto, o que lhe dará maior proteção se comparada àquela que não faz uso do produto”, esclarece.

O cirurgião-dentista explica, ainda, que a população em geral não sabe que a cárie começa sem o buraco ou cavidade característica. “Na realidade, ela começa em estágios considerados subclínicos, ou seja, a partir de uma manchinha branca, que mais à frente irá virar uma cavidade. O fluoreto presente na boca da criança é capaz de reverter essa mancha branca e retardar esse processo de surgimento da mancha. Então, na verdade, a substância controla esses fatores importantes para a prevenção da cárie dentária”, reforça o especialista.

Juliano Pelim destaca que basta fazer uma observação do ponto de vista histórico, quando no fim dos anos 1980 a indústria passou a colocar flúor na pasta de dente, caiu muito a ocorrência de cárie no Brasil. “Foi a partir daí que a comunidade odontológica começou a se preocupar, acreditando que essa dose poderia ser excessiva para crianças abaixo de três anos. Por isso, alguns dentistas começaram a recomendar que não se colocasse flúor, mas hoje a literatura científica internacional e nacional apontam que é necessário o flúor desde o nascimento do primeiro dente, desde que com moderação”, completa o cirurgião-dentista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por