Quem nunca sofreu de intoxicação alimentar, com náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas e mal-estar? Embora possa ser um problema comum em crianças e idosos, a intoxicação alimentar pode ser uma doença grave. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial. Quando há presença de bactéria, geralmente encontrada em enlatados, pode causar a doença conhecida como botulismo, além dos distúrbios gastrintestinais, há sintomas que indicam alterações neurológicas, como visão dupla e dificuldade para focalizar objetos, falar e engolir. Para evitar problemas maiores, é preciso ter atenção especial na hora de escolher e armazenar os alimentos.
O chef de cozinha e instrutor de culinária José Divino de Lima revela que, inicialmente, o principal é ter atenção à aparência do alimento a ser comprado, na maneira como o alimento está embalado e sendo armazenado no estabelecimento. “Depois, é necessário ver a data de validade. Se o alimento for congelado, é importante ver a temperatura e se o alimento está realmente congelado. O consumidor deve prestar muita atenção ao fato de que todo alimento congelado não deve ter água ou gelo nos cantos. No caso dos peixes, por exemplo, há gelo em volta do produto para mantê-lo, mas, se for embalado e houver gelo nos cantos, é porque ele já foi descongelado e congelado novamente”, alerta. Ele explica que, infelizmente, muitos comerciantes ainda têm o hábito de desligar os congeladores à noite com a finalidade de economizar energia. Isso é extremamente prejudicial à preservação dos alimentos e à saúde humana.
O segundo passo é observar a cor do alimento. Segundo o chef, o produto deve ter uma aparência bonita e vistosa, independente do que seja, verduras, frutas, carnes etc. “O último ponto a ser observado deve ser o preço, pois toda vez que vamos comprar e está abaixo do preço de mercado é porque a lata está amassada ou o produto está quase vencendo, por exemplo. Os produtos que estão para vencer não oferecem problema, desde que a pessoa os consuma ainda dentro do prazo. Há supermercados que fazem promoções com 30% de desconto em produtos que devem vencer em
15 dias, por exemplo. Ao invés de levar 20 unidades, leve cinco, para que seja possível consumir tudo ainda dentro do prazo de validade”, frisa. Latas amassadas jamais devem ser compradas, pois podem causar, entre outros problemas, o botulismo, doença grave que gera distúrbios no sistema nervoso e pode levar à morte.