SAÚDE

Especialista revela tratamento de déficit de atenção e hiperatividade

Médico Saul Cypel, presidente do Departamento de Neurologia da SPSP, ressalta a importância de se avaliar a criança como um todo

Publicado em 06/05/2014 às 23:31Atualizado em 19/12/2022 às 07:54
Compartilhar

O médico Saul Cypel, presidente do Departamento de Neurologia da SPSP, ressalta a importância de se avaliar a criança como um todo, inclusive como têm sido estabelecidas as suas relações sociais, principalmente dentro do ambiente familiar. “Muitas alterações de comportamento têm origem na inadequação de relacionamento dos pais com os filhos, por exemplo; a falta de incentivo em lidar com regras e limites, ou o excesso de cuidados familiares ou de outras pessoas que participem da casa e que não favorece a força de agir por conta própria, não promovendo a sua autonomia”, explica.

Tratamento. A aliança entre os pais, a escola e o pediatra é o primeiro passo para ajudar uma criança com problemas de comportamento ou dificuldade de aprendizado. Há casos em que a psicoterapia ou a terapia familiar podem ser indicadas.

O medicamento poderá entrar em cena complementando as opções anteriores. Nesses casos específicos, há medicamentos úteis, mas que devem ser usados criteriosamente e sob rigorosa prescrição médica. “Há trabalhos em que o uso indiscriminado ou abusivo de medicação na infância pode resultar em adolescentes mais suscetíveis a quadros depressivos”, acrescenta o médico Fausto Flor Carvalho.

O especialista lembra, ainda, que todo medicamento tem contraindicações e efeitos colaterais. Mesmo quando indicados, podem trazer reações indesejadas, que devem ser monitoradas pelo pediatra ou, se for o caso, por um neurologista ou psiquiatra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por