Queixas bastante comuns hoje, segundo o dermatologista Sandro Furiati, são em relação às rugas faciais, que além de envelhecerem a pessoa, dão aparência de cansaço e, em alguns casos, até um aspecto doentio. “Nesse ponto, para alguns homens, as rugas chegam até a ser um charme. Homens querem melhorar as rugas, mas sem diminuir o charme ou a masculinidade. E essa linha divisória entre o bom e o estranho, apenas um bom profissional consegue enxergar e trabalhar bem para chegar a esse objetivo”, esclarece o especialista.
Na área cirúrgica, o médico destaca o lifting facial, que é o levantamento total da face. “O procedimento ainda continua sendo um dos mais procurados pelas mulheres, mas a lipoaspiração ou o tratamento de gordura localizada tem encontrado mais adeptos entre os homens, chegando hoje a ser pelo menos 25% das intervenções nesta área”, completa Furiati.
O médico revela ainda que não existe uma idade certa para começar. “Vai depender do problema a ser tratado. Por exemplo, a calvície masculina tem que ser tratada o quanto antes, para evitar a sua progressão. Isso pode acontecer tanto aos 14 como aos 40 anos de idade. As rugas têm que ser tratadas assim que a pessoa se sentir incomodada com elas. Se quiser ter menos rugas no futuro, é indicado que se inicie o tratamento antes que elas apareçam”, orienta o dermatologista. Ou seja, não há uma idade limite para o início do tratamento estético ou dermatológico. O especialista recomenda uma consulta ao dermatologista que tenha enfoque para a área de cosmiatria ou estética para fazer uma avaliação.