SAÚDE

Espera por consultas com fonoaudiólogo tem pessoas na fila há mais de um ano

Assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde assumiu que faltam médicos fonoaudiólogos da rede

Publicado em 26/05/2013 às 07:39Atualizado em 19/12/2022 às 12:46
Compartilhar

De acordo com o técnico em Segurança do Trabalho, José Carlos Oliveira, a previsão

para que a consulta seja realizada é de três meses

Usuário do sistema municipal de Saúde está reclamando da demora enfrentada para marcar consulta com fonoaudiólogo para o sobrinho dele. De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho, José Carlos Oliveira, ele entrou em contato com uma clínica especializada no assunto, mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, recebeu informações de que a consulta poderia demorar a ser realizada, pois a fila de espera é muito grande, sendo que pacientes que procuraram o local no mês de fevereiro de 2012 ainda não foram atendidos.

José Carlos disse que ficou surpreso com a informação repassada pela atendente, pois isso mostra que existem pessoas esperando por uma consulta há mais de um ano. “Recebemos a orientação após uma consulta na Unidade de Saúde do meu bairro. Mas percebi que este tratamento não vai começar tão cedo. Além disso, segundo informações que recebi, hoje apenas dois profissionais da área atuam na clínica e ainda existe a possibilidade de um ter de sair”, explicou João Carlos.

O técnico de Segurança conta ainda que o sobrinho precisa passar pelo tratamento o quanto antes, pois vem apresentando dificuldades na escola, com vergonha de ler textos durante a aula por conta da voz. “Não acredito que meu sobrinho tenha algum problema de bullying, mas sei que os colegas da escola ficam fazendo brincadeiras, que podem se tornar um incômodo”, ponderou João, ressaltando que a sogra também está enfrentando problema com SUS para agendar uma cirurgia na tireoide. Ela ainda precisa passar por um cardiologista e fazer exames, e a previsão de consulta é de três meses, sendo que trata-se de uma senhora com 80 anos, bastante debilitada e com vários problemas de saúde.  

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde assumiu que faltam médicos fonoaudiólogos da rede. Segundo a assessoria, este é um problema que a pasta enfrenta, herdado pela administração anterior, que não recontratou profissional e também não determinou dotação orçamentária para que este ano fosse feita a reposição. E foi isto que ocasionou no acúmulo de pessoas aguardando na fila por uma consulta. Entretanto, a Secretaria garantiu que a intenção é elaborar um projeto para realizar um mutirão visando diminuir a espera.

Quanto à consulta com cardiologista, segundo a assessoria, a demora também tem a mesma justificativa: faltam especialistas. Neste caso também será realizado o mutirão com parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O projeto já está pronto e as ações devem ser realizadas em breve.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por