Unidos a partir de objetivos comuns e pelo desafio dos próprios limites, atletas e não atletas podem obter inúmeros benefícios à saúde mental e física, se movidos pelo espírito esportivo e pela determinação. É o que diz o treinador esportivo e educador físico Daniel Rodrigues Cunha, responsável pelo preparo dos uberabenses para a maratona. (Veja matéria abaixo)
Para uma maratona, o treino é baseado em duas horas diárias de exercícios e uma hora de condicionamento, mas, para quem simplesmente quer ter saúde, bastam duas ou três vezes de alguma atividade física por semana. “A natação é um esporte completo, especialmente no caso da travessia, que proporciona o contato com a natureza. Melhora a qualidade de vida e a autoestima. Quanto à saúde, a natação é feita em uma posição mais propícia ao funcionamento da circulação, além de trabalhar todos os aspectos, como muscular, cardiorrespiratório e hormonal. Então, ela só traz benefícios e ganhos para quem a pratica”, revela o treinador esportivo.
Daniel Rodrigues destaca que, no caso do paratleta João Carlos Paranhos Nogueira, o esporte interfere positivamente sobre sua deficiência, no sentido de atrasar a doença óssea degenerativa. “Todo o exercício, feito em conjunto com fisioterapeuta, vai fortalecer as regiões musculares, prevenir fraturas e lesões, já que a doença degenerativa faz com que a pessoa sofra perda da densidade óssea. Neste caso, temos que compensar trabalhando a musculatura e o equilíbrio, respeitando a qualidade de vida, com o objetivo de manter o peso para não sobrecarregar o joelho”, explica.
O educador físico afirma que, além dos benefícios físicos, fatores sociais e psicológicos são trabalhados, já que o esporte demanda atividades em grupo, o que favorece a autoestima. “O portador de necessidade especial percebe que tem capacidade de realizar o mesmo treinamento que as pessoas ‘normais’. Isso o motiva nas atividades de lazer, o que demonstra que não há nada impossível para ele”, afirma Daniel Rodrigues. Além disso, o treinador frisa que esportes que envolvem competição geralmente atuam na melhora do humor, da concentração e disciplina, aspectos que acabam se refletindo na vida diária, bem como o aspecto estético e do controle de doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo.