SAÚDE

Estudo aponta benefícios da ginástica laboral durante atividades no HC

Pesquisa realizada no Hospital de Clínicas da UFTM demonstra que a prática de ginástica laboral resulta em contribuições positivas

Thassiana Macedo
Publicado em 06/02/2014 às 00:21Atualizado em 19/12/2022 às 09:09
Compartilhar

Pesquisa realizada no Hospital de Clínicas da UFTM demonstra que a prática de ginástica laboral resulta em contribuições positivas em relação aos aspectos físicos, psicossociais e relacionais dos participantes. O estudo obteve resultados a partir da realização do Programa de Ginástica Laboral realizado durante um ano, na Central de Esterilização de Materiais, Lavanderia e Centro Cirúrgico do HC. As atividades aconteciam duas vezes por semana, com duração de 15 minutos em cada setor, e conduzidas por grupo multiprofissional composto por professores e estudantes de Fisioterapia, Educação Física e Terapia Ocupacional da UFTM.

O artigo é assinado pelos fisioterapeutas Isabel Aparecida Porcatti de Walsh e Dernival Bertoncello, pelas terapeutas ocupacionais Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo e Solanne Gonçalves Alves, e pelo educador físico Wellington Lourenço Mendes dos Santos. Segundo os pesquisadores, o estudo define a ginástica laboral como método preventivo e terapêutico no enfrentamento de distúrbios físicos e emocionais na saúde dos trabalhadores. Para isso, devem ser utilizadas atividades físicas e lúdicas em dupla ou em grupo, com utilização de música e variações conforme iluminação, temperatura, ventilação, ruído e espaço físico.

Participaram do programa 51 trabalhadores, entre 22 e 58 anos, com média de 6,9 horas de trabalho diárias, sendo 42 do sexo feminino. “Após doze meses, foram realizadas avaliações a fim de estimar os resultados da atividade conforme a percepção dos participantes. A pesquisa, publicada na revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social (Refacs) demonstra resultado otimista, com médias superiores a oito pontos na escala de zero a dez”, aponta o estudo.

Dentre os aspectos avaliados, foram observados a interação com os colegas de trabalho, disposição e bem-estar no ambiente de trabalho, diminuição das dores, conscientização sobre o corpo, motivação para fazer exercícios fora do trabalho e relaxamento, que receberam nota 8,7. Diminuição do estresse obteve nota média 8,8 na avaliação, enquanto a melhora da saúde e do humor receberam avaliação 9.

Segundo a pesquisa, a atividade tem como objetivo promover a saúde, corrigir os vícios posturais, reduzir o absenteísmo (falta ao trabalho) e a procura ambulatorial, melhorar a condição física geral, prevenir doenças ocupacionais, controlar a dor musculoesquelética, aumentar o ânimo e a disposição para o trabalho, melhorar o condicionamento orgânico geral, prover a consciência corporal, ampliar o relacionamento interpessoal, prevenir a fadiga muscular e melhorar a qualidade de vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por