SAÚDE

Estudo revela que suco de laranja auxilia na manutenção do peso

Estudo testou sucos frescos e também industrializados e o resultado foi o mesmo. O suco libera uma substância que aumenta a saciedade

Thassiana Macedo
Publicado em 21/01/2014 às 00:54Atualizado em 19/12/2022 às 09:21
Compartilhar

Pesquisa intitulada “Saciedade e consumo alimentar após ingestão de suco de laranja por indivíduos normais e com sobrepeso”, realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp revela que o suco de laranja aumenta a saciedade. O estudo testou os sucos frescos, mas também os industrializados e o resultado foi o mesmo. O suco libera uma substância que aumenta a saciedade e acrescenta os níveis de leptina no organismo, hormônio que atua na inibição do apetite.

De acordo com Thais Borges Cesar, especialista em bioquímica da nutrição, destaca que o objetivo desse projeto foi avaliar o efeito da ingestão do suco de laranja sobre a saciedade. Para isso foram estudadas pessoas que consumiam uma quantidade equivalente a 300 ml de suco de laranja. “O que se observa é que quando as pessoas tomavam quantidades altas de suco, como três copos por dia, ou seja, quase um litro do alimento diariamente, ao longo de dois ou três meses, essas pessoas não aumentavam o peso depois desse período de ingestão continuada de suco de laranja”.

A especialista destaca que após o consumo do suco de laranja, os indivíduos passaram a ter menor pico de insulina, um hormônio, o que pode ser considerado um aspecto muito positivo desse alimento. “Isto porque ele protege o organismo contra o desenvolvimento da diabetes. Um outro resultado  surpreendente é que estes indivíduos tiveram a liberação maior de outro importante hormônio, chamado leptina, considerado o hormônio da saciedade. Esse é um controle do nosso próprio organismo. Por exemplo, quando consumimos uma grande quantidade de alimentos ou muito calóricos durante um dia, como em uma festa, nosso tecido adiposo produz mais leptina de tal forma que, na próxima refeição, ainda estejamos saciados e não precise se alimentar de uma maneira intensa. Ou seja, reduzimos a ingestão”, explica.

Thais Borges ressalta que isso funciona como um controle natural do organismo para manter o peso corporal. “E o que observamos no suco de laranja é que quando os indivíduos ingerem o alimento após um tempo o nível de leptina do organismo fica muito mais elevado, mostrando então o aumento da saciedade com a ingestão do suco, tanto fresco quanto industrializado”, esclarece. No entanto, a especialista alerta que isso não significa que o suco de laranja seja um emagrecedor. A quantidade de calorias presente em um copo é muito parecida com a quantidade contida em um copo de refrigerante. “A grande diferença é que enquanto o refrigerante não estimula a leptina e aumenta a insulina, o que induz à diabetes, o suco de laranja contém todos os nutrientes que a saúde precisa, favorece a redução do colesterol sanguíneo e ainda induz a saciedade, ajudando na manutenção do peso”, completa a médica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por