SAÚDE

Estudos debatem novos métodos de reabilitação de movimentos

Hoje, o foco principal da fisioterapia é atuar na prevenção de lesões esportivas, como tendinites e estiramentos musculares em atletas

Publicado em 11/03/2012 às 14:11Atualizado em 17/12/2022 às 08:54
Compartilhar

O curso de Fisioterapia da Uniube vai promover amanhã, a partir das 19h, Ciclo de Estudos envolvendo as áreas de Ortopedia, Reumatologia e Desportiva. O evento é considerado importante para alunos, no sentido da educação continuada, e para profissionais com o intuito de funcionar como atualização de temas pertinentes à fisioterapia e suas diferentes áreas de atuação.

De acordo com o coordenador do curso na instituição, o fisioterapeuta mestre em Ergonomia e doutor em Ortopedia Jorge Alfredo Léo, o ciclo representa a possibilidade de aprendizado para os alunos que estão finalizando o curso, mas também para os iniciantes. “Esta semana vamos trabalhar a área de fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica. A novidade é a utilização do jogo eletrônico Nintendo Wii para a reabilitação de movimentos. Basicamente a Wii Reabilitação é usada como uma atividade lúdica, com a qual se trabalha a coordenação motora, a força muscular e melhora a amplitude de movimentos para restabelecer o controle de movimentos que foram perdidos com alguma lesão”, enfatiza.

Na área esportiva, o coordenador ressalta que, atualmente, o foco é a prevenção de lesões esportivas, como tendinites e estiramentos musculares, por exemplo. “Durante algum tempo, a fisioterapia esportiva se dedicou a acelerar a reabilitação do atleta. Um jogador de futebol, por exemplo, há cinco anos, quando fazia uma cirurgia de ligamento de joelho, demorava cerca de um ano para voltar a jogar. Hoje, entre quatro e seis meses ele já pode retornar aos campos normalmente. Isso porque a fisioterapia se desenvolveu muito no sentido de acelerar a reabilitação. Agora, a próxima etapa é prevenir as lesões musculares”, frisa.

Sobre o fato de haver grande número de atletas com lesões repetitivas e de múltiplas lesões musculares em profissionais do esporte, o doutor em Ortopedia explica que isso se deve à carga esportiva e de treinamentos. Especialmente nos esportes de competição, como futebol, basquete e vôlei, os atletas sofrem com maior pressão e exigência física hoje, em comparação a alguns anos atrás. “Se antes um jogador corria em torno de seis quilômetros a cada jogo, hoje ele corre de 12 a 14 quilômetros. Por isso, necessita de uma preparação maior dos atletas para reduzir o número de lesões que têm ocorrido”, completa Jorge Léo.

As palestras ocorrerão sempre às segundas-feiras. Amanhã, os temas serã

A atuação da fisioterapia na lesão do ligamento cruzado anterior, Síndrome fêmoro-patelar, Atuação da fisioterapia no atendimento a pacientes amputados, Reabilitação de politraumatismo de pé e Wii Reabilitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por