A programação do 1º Seminário Nacional de Educação de Surdos: Desafios e Possibilidades contará, ainda, com exposições culturais, com o objetivo de integrar todos os públicos do evento. Haverá a apresentação do espetáculo “Orelha”, pela Companhia Arte & Silêncio, de São Paulo, formada pela dupla de atores surdos, Sueli Ramalho e Rimar Romano. O grupo promove espetáculos teatrais que abordam a inclusão social de surdos, a cultura surda e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e as peças têm sido apresentadas em escolas, praças, teatros e eventos de várias partes do Brasil. Já o Coral do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi brindará o público com um espetáculo em Língua de Sinais.
O Seminário é destinado aos educadores, pesquisadores da área da surdez, tradutores/intérpretes de Libras, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, demais profissionais e estudantes de Magistério ou Graduação que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre o surdo. “A palestra de abertura será com o professor Rodrigo Rosso, que vem da Universidade Federal de Santa Catarina. E nós queremos realmente causar impacto, pois ele é um professor surdo, que vai dar a palestra toda em língua de sinais, e o intérprete vai fazer algo que as pessoas não estão acostumadas. A palestra vai ser toda sinalizada e o intérprete vai fazer o que chamamos de verbalização, a voz do palestrante”, esclarece a coordenadora pedagógica da Escola Dulce de Oliveira, Vivian Zerbinatti.
O interessado em participar do evento, com carga horária de 20 horas, deverá inscrever-se através do site www.escoladulce.org.br/seminario, e pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes e adultos acima de 60 anos). Toda a renda arrecadada será convertida em favor da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba. Outras informações na secretaria da Escola, pelo telefone (34) 3336-5319. (TM)