SAÚDE

Exame detecta fibrose no fígado em dez minutos sem cirurgia

A detecção de fibrose no fígado de pacientes com hepatites B e C, antes feita por meio de cirurgia, pode ser feita pela elastografia

Thassiana Macedo
Publicado em 08/08/2013 às 00:40Atualizado em 19/12/2022 às 11:39
Compartilhar

O que exigia um procedimento cirúrgico, agora pode ser diagnosticado em cerca de dez minutos. A detecção da presença de fibrose no fígado de pacientes com hepatites B e C, antes feita por meio de cirurgia, pode ser feita pela elastografia, exame que não é invasivo e se assemelha a um ultrassom. O exame ainda é para poucos, pois na rede particular chega a custar R$ 3 mil e a rede pública ainda tem poucos aparelhos.

Segundo a gastroenterologista, Carmem Alves Pereira, quando uma pessoa descobre que tem hepatite B ou C deve logo fazer exame para saber o nível de comprometimento do fígado, para, a partir dessa informação, ter um tratamento adequado. Para o exame tradicional é necessário um procedimento cirúrgico, com anestesia, para ter acesso direto ao órgão e assim saber seu estado, mas Carmem diz que, como toda cirurgia, o procedimento oferece riscos, por isso a importância da elastografia.

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), somente Distrito Federal, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro possuem o Fibroscan, aparelho usado para fazer a elastografia, na rede pública. No entanto, a estimativa do Ministério da Saúde é que no Brasil 800 mil pessoas estejam infectadas pelo vírus B e 1,5 milhão de pessoas pela hepatite C. Da infecção até a fase da cirrose hepática pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que apenas 5% das pessoas com hepatite sabem que têm o vírus. Nem sempre há sintomas, mas os especialistas alertam que cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras podem ser sinais da doença. Cerca de 1,4 milhão de pessoas morre por ano em decorrência das diversas formas de hepatite. No Brasil, há vacinas para a prevenção das hepatites A e B.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por