SAÚDE

Exame detecta inflamação no organismo com mais segurança

O exame para medir a velocidade de hemossedimentação, também conhecido como VHS, já é utilizado há um século em todo o mundo como um importante aliado...

Thassiana Macedo
Publicado em 07/02/2013 às 15:15Atualizado em 19/12/2022 às 14:50
Compartilhar

O exame para medir a velocidade de hemossedimentação, também conhecido como VHS, já é utilizado há um século em todo o mundo como um importante aliado no diagnóstico de doenças infecciosas, inflamatórias e até mesmo oncológicas. Em Uberaba, essa análise é realizada por meio de um processo automatizado e recém-incorporado ao Núcleo Técnico Operacional e chamado de Fotometria Capilar.

A análise verifica quanto tempo determinada quantidade de glóbulos vermelhos, medida em milímetros por hora, leva para cair e se depositar no fundo do recipiente. Quando a velocidade ultrapassa os valores considerados normais, o exame indica a existência de um processo inflamatório no organismo. Segundo o médico patologista clínico Guilherme Ferreira de Oliveira, o método foi capaz de otimizar o procedimento e garantir mais segurança ao resultado. “Ele é muito útil para medir o grau de inflamação em situações em que o médico espera que o aumento desta reação do organismo seja um anúncio de problema, como em alguns casos de câncer, por exemplo, o teste é um sinal indireto de que o quadro do paciente piorou ou que não está indo bem. Ou seja, ele pode ser medido como índice de doenças inflamatórias. Quando não é fácil perceber clinicamente se um paciente está respondendo bem a um tratamento, o exame é um marcador indireto, que mostra se a doença está piorando ou melhorando”, explica.

O especialista esclarece que, com a tecnologia, é possível reduzir a quantidade de sangue coletada do paciente, garantir mais segurança contra o risco biológico relacionado à manipulação do sangue, padronizar o processo de análise e diminuir o tempo de execução para obtenção de um resultado mais confiável, já que sofre menos interferências do ambiente. O laudo pode sair no mesmo dia ou em poucas horas nos casos de urgência.

“O exame também é eficaz na diferenciação de doenças. Às vezes é possível identificar determinada doença, mesmo que dentro de um grupo de patologias com sintomas parecidos, por manifestar uma inflamação mais intensa que as outras”, informa.

No entanto, nenhuma doença tem seu diagnóstico estabelecido somente por esse exame, já que existem condições como insuficiência cardíaca, anemia falciforme, envelhecimento, gestação ou com o uso de anti-inflamatórios que podem alterar o resultado do VHS. De acordo com Guilherme Oliveira, a inflamação é um sinal comum e está relacionada a muitas doenças. Com exames complementares é possível descobrir a causa e o local exato da inflamação. “Se o VHS identifica uma inflamação na articulação, o exame de imagem vai confirmar se essa articulação está comprometida”, completa o médico. Hoje, o exame é bastante solicitado na avaliação de pacientes em que se suspeita de anormalidades orgânicas, como doenças reumatológicas, infecções ou cânceres.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por