SAÚDE

Excesso de peso e estresse aumentam risco de infertilidade

A infertilidade é um problema que afeta milhares de pessoas, sobretudo as mulheres. Essa condição, que muitas vezes impede o sonho

Publicado em 23/03/2013 às 09:45Atualizado em 19/12/2022 às 14:03
Compartilhar

A infertilidade é um problema que afeta milhares de pessoas, sobretudo as mulheres. Essa condição, que muitas vezes impede o sonho de ter um filho, está associada a vários fatores, como o excesso de peso e os níveis de estresse elevados.

De acordo com pesquisas, 35% dos homens são responsáveis pela infertilidade do casal, enquanto o restante dos casos é devido a algum problema no organismo da mulher. Dependendo da gravidade do quadro, existe a opção de fazer um tratamento para fertilidade, porém nem sempre os melhores resultados são garantidos.

Entre as mulheres, a principal causa da infertilidade é a endometriose, que compromete a ovulação e resulta em alterações hormonais. No entanto, os médicos acreditam que outros fatores comuns podem interferir nas funções do organismo, inclusive a fertilidade. Além da doença relacionada ao endométrio, as mulheres podem se tornar inférteis por causa de estresse e obesidade.

Pesquisas já comprovaram que mulheres muito magras apresentam mais dificuldades para engravidar, pois a falta de gordura compromete a produção de estrógeno, hormônio essencial para a reprodução. Já em homens, a preocupação excessiva com a estética também prejudica a fertilidade, afinal, muitas vezes eles consomem anabolizantes para ganhar músculos, o que influencia no funcionamento dos testículos.

Quando a mulher está bem acima da média do peso ideal, ela enfrenta dificuldades para realizar o sonho de ser mãe.

A obesidade faz uma verdadeira bagunça no seu ciclo reprodutivo, ou seja, torna o fluxo menstrual irregular e afeta a ovulação. A mulher obesa também tem uma gestação mais complicada, pois o excesso de peso eleva as chances de sofrer com hipertensão e diabetes.

Os homens que sofrem de obesidade também podem se tornar inférteis, afinal, possuem testosterona em menor grau e, com isso, desestimulam a produção de espermatozoides.

O estresse se revela um grande inimigo dos casais que desejam ter filho. Em mulheres, o excesso de situações estressantes bloqueia a comunicação hormonal e compromete o processo de ovulação. Já em homens, a vivência do estresse causa impotência, dificuldades de ejaculação e grande porcentagem de espermatozoides anormais (de baixa qualidade).

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por