SAÚDE

Excesso de preocupação (ORTOREXIA) causa isolamento social

O problema chamado ortorexia caracteriza-se pelo excesso de preocupação com o tipo de alimento a ser consumido.

Publicado em 29/03/2013 às 19:23Atualizado em 19/12/2022 às 13:57
Compartilhar

Os portadores do distúrbio acreditam que somente alimentos naturais fazem bem à saúde

O problema chamado ortorexia caracteriza-se pelo excesso de preocupação com o tipo de alimento a ser consumido. Os portadores acreditam que somente alimentos naturais, como vegetais, cereais e o não consumo de carnes e enlatados fazem bem à saúde. Apesar de comprovados os benefícios desses alimentos na dieta, os portadores do transtorno acabam sendo prejudicados, pois levam a rigidez alimentar ao extremo.

O distúrbio surge quando o excesso de preocupação com a alimentação faz parte do dia a dia dos indivíduos. Os ortoréxicos não medem esforços para adquirir seus alimentos. Muitas vezes andam longas distâncias e pagam mais caro pelos valores superiores dos alimentos comuns.

Além disso, essas pessoas passam a se recusar comer na casa de amigos e parentes, porque não sabem o que será servido. Quando não cumprem suas metas, ficam com sentimento de culpa e tornam-se mais radicais, o que aponta características doentias do comportamento.

Segundo pesquisas, a patologia pode ser um desdobramento da anorexia, mas nesse caso o indivíduo usa o refúgio de comer alimentos saudáveis para evitar o consumo de quantidades normais. Entretanto, outros apontam que existem diferenças importantes entre a anorexia e a ortorexia. Enquanto a primeira está relacionada com a quantidade de comida consumida, a segunda está ligada à preocupação com o tipo de alimento escolhido.

Ela pode gerar problemas graves à saúde se o portador não aderir outros alimentos essenciais ao organismo. Entre as principais consequências estão os quadros de anemia e carência de vitaminas. Esse distúrbio, porém, não acarreta somente danos físicos. No que diz respeito ao campo social, ele pode desencadear uma retração e fazer com que a pessoa limite seu círculo de amizades a pessoas que se alimentam da mesma forma que ela. O isolamento social é um prejuízo muito difícil para reparar os danos físicos.

Alimentar-se com comidas saudáveis e naturais pode ser muito bom para a saúde, mas quando esse comportamento se torna uma obsessão a pessoa deve ser tratada. Procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra é o mais indicado para impedir que o problema se agrave.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por