Dormir é uma necessidade de todos, porém, muitos sentem dificuldades para ter uma noite de sono tranquila, o que provoca um estado de nervosismo e dificuldade de concentração. As pessoas que sofrem de insônia, ou aquelas que dormem pouco ou ainda as pessoas privadas de sono, como as mães de recém-nascidos, por exemplo, costumam ser irritadas e impacientes, e o trabalho e o relacionamento dessas pessoas com outras podem se tornar impossíveis.
De acordo com o otorrinolaringologista Marus Sallum, alguns sintomas podem indicar distúrbios do sono que necessitam de acompanhamento do especialista. “Dificuldade em pegar no sono, acordar frequentemente durante a noite, ronco alto ou apneia relatados pelo companheiro ou companheira, acordar com falta de ar ou engasgado, sonolência excessiva e cansaço durante o dia, pesadelos frequentes e diminuição de memória são alguns dos sinais”, afirma.
Sallum destaca que, somada ao estresse, a apneia aumenta a pressão circulatória, oferecendo riscos de desenvolver doenças cardiorrespiratórias, como hipertensão arterial, angina, infarto, derrame, diabetes, obesidade, AVC e outros. “Mas é durante o sono que temos uma diminuição de 5% a 25% da atividade metabólica, economizando a energia que será usada pelo corpo no dia seguinte. “Na verdade, o sono é uma função fisiológica complexa, natural, necessária ao organismo e ao cérebro para restaurar um padrão ideal de funcionamento do corpo”, frisa.
Para que o sono seja tranquilo e saudável, o ideal é que exercícios muito intensos não sejam praticados logo antes de dormir, pois diminuem o sono, já que o corpo leva mais tempo para desacelerar. O travesseiro e o colchão também são fatores importantes. Os alérgicos devem evitar materiais de preenchimento como penas e plumas. Outro ponto importante é que eles têm prazo de validade e devem ser trocados.
Extremos de temperatura provocam maior movimentação do corpo, por isso a temperatura do quarto deve ser amena. O consumo de bebidas alcoólicas também pode fazer a pessoa não dormir bem. Deve-se, ainda, evitar a exposição à luz forte à noite, como a luz do computador. A escuridão, o silêncio e uma rotina de sono também são importantes para assegurar uma noite de sono reparador.