SAÚDE

Exercício físico é recomendável para prevenir doenças

A prática de algum tipo de atividade física regular está associada à prevenção e ao tratamento de inúmeras doenças da modernidade

Publicado em 17/05/2013 às 09:18Atualizado em 19/12/2022 às 13:01
Compartilhar

A prática de algum tipo de atividade física regular está associada à prevenção e ao tratamento de inúmeras doenças da modernidade. Entre as mais conhecidas estão a prevenção ou o controle de doenças cardiovasculares, hipertensão ou diabetes. No entanto, a cada dia é mais difundida a necessidade de se fazer exercícios regulamente para prevenir ou controlar a evolução de demência, Alzheimer e depressão, de câncer, lesões osteomusculares, osteoporose, evitar transtornos alimentares, bem como doenças crônicas e degenerativas, entre outras.

O especialista em Fisiologia e Cinesiologia do Esforço, Dernival Bertoncello, explica que para crianças e adolescentes, o recomendável são exercícios coletivos que estimulem a competição sadia, sem atividades repetitivas. “Até 18 anos não se aconselha a musculação pesada, já que nesta idade o jovem está em fase de crescimento e formação, e o exercício pode interferir no processo natural do organismo”, destaca.

Dos 20 aos 30 anos, a orientação é fazer um exercício com carga, porque nesta idade o indivíduo sedentário passa a perder massa magra, músculo, e para o peso ser mantido acontece ganho de gordura. O especialista aconselha fazer exercícios aeróbicos para manter o fortalecimento muscular e perder gordura ruim. O que precisa persistir ao longo de toda a vida adulta. Nessa fase, os músculos, ligamentos e articulações estão a todo vapor. Vale apostar na musculação aliada a exercícios, como corrida e caminhada ou atividades dinâmicas, como aulas de boxe, spinning, jump e até escalada para os adeptos dos esportes radicais, a não ser que existam restrições médicas. “Por isso, é indispensável fazer uma avaliação completa antes de escolher a atividade desejada”, frisa.

Dos 30 aos 40 anos, exercícios como Pilates e fortalecimento servem tanto para prevenção quanto para tratamento de problemas posturais, além de deixar o corpo tonificado, protegido e flexível. “Alongamento é algo que deve ser feito desde a infância até o fim da vida, mas diferente dos exercícios em geral, deve-se tirar alguns minutos todos os dias para fazê-lo”, afirma. Yoga, tai-chi, alongamento, a escolha vai depender do estilo de vida do indivíduo, já que pessoas mais dinâmicas exigem exercícios mais agitados. A partir dos 25 anos, a mulher perde 1% da capacidade aeróbica por ano. Com exercícios regulares, essa queda é atenuada. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por