SAÚDE

Exercícios físicos aos finais de semana trazem riscos à saúde

Biomédico e especialista na área de Metabolismo em Exercício e Nutrição alerta sobre os riscos desse tipo de prática esportiva

Thassiana Macedo
Publicado em 15/08/2014 às 18:58Atualizado em 19/12/2022 às 06:26
Compartilhar

Compromissos do dia-a-dia somados ao cansaço e estresse acumulados durante a semana fazem com que as pessoas pratiquem cada vez menos exercícios físicos. Muitas vezes queremos suprir essa falta com atividades de sábado e domingo, que vão desde corridas e caminhadas, ao futebol de final de semana.

Segundo o biomédico, especialista na área de Metabolismo em Exercício e Nutrição, Rodrigo Minoru, alerta sobre os riscos desse tipo de prática esportiva. “O grande risco à saúde, principalmente no caso do futebol que é a modalidade mais praticada nos fins de semana, estão inicialmente na intensidade da atividade. A maioria das pessoas que se aventuram nesse tipo de prática esportiva geralmente apresentam baixa atividade física ao longo da semana e talvez elas tentam compensar essa falta de exercício em apenas um dia do final de semana”, explica.

Por isso, o exercício, tanto o futebol, quanto qualquer outra modalidade, ao invés de apresentar benefícios acaba se tornando um potencial fator de risco para a saúde. “Isto porque muitas vezes as pessoas extrapolam os limites da sua condição física atual. O perigo está justamente relacionado com o aumento na incidência de lesões musculoesqueléticas, osteoarticulares e eventos adversos à saúde do coração. A preocupação se torna ainda maior quando estes indivíduos apresentam outros fatores de risco, como excesso de peso, hipertensão e diabetes, que podem ser agravados pela prática do exercício de fim de semana”, alerta o biomédico.

O especialista ressalta ainda que os exercícios em excesso também podem ser prejudiciais à saúde. “Algumas pessoas acreditam que o exercício físico em excesso pode resultar em um ganho maior, seja no desempenho, seja na habilidade do esporte. Na maioria dos casos, o exercício físico em excesso está diretamente relacionada à diminuição do rendimento. Principalmente quando associado a períodos inadequados de recuperação, ou seja, de descanso, esse indivíduo pode apresentar maior suscetibilidade à infecções, fadiga constante, alteração da qualidade do sono e do humor também”, afirma Rodrigo Minoro.

Às pessoas que sofrem com a falta de tempo para se dedicar a uma atividade ao longo da semana, o biomédico recomenda que mesmo assim não deixem de praticar exercícios nos finais de semana. “Sem dúvida nenhuma é a melhor estratégia para combater o sedentarismo cada vez mais prevalente na população. A recomendação é 150 minutos semanais de em intensidade moderada no maior número de dias por semana. Cinco dias por semana com exercícios de 30 minutos por dia”, avalia.

No entanto, a questão é o cuidado ao se realizar esses exercícios. O ideal, segundo o biomédico, é fazer uma avaliação inicial com diagnóstico de fatores limitantes à pratica e dos potenciais riscos cardiovasculares, e controlar principalmente intensidade e duração do exercício. “Então, se for realizar somente no sábado e domingo que use de intensidade e duração adequadas à sua condição física atual para evitar os prejuízos à saúde”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por