Um estudo dinamarquês chegou a uma conclusão que pode mudar a realidade de muitas academias, a pesquisa ...
Um estudo dinamarquês chegou a uma conclusão que pode mudar a realidade de muitas academias. A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Copenhague, monitorou 60 homens obesos, porém saudáveis, e que tentavam melhorar sua condição física durante 13 semanas. E descobriu que a perda de peso tem a mesma eficácia tanto para quem faz 30 minutos quanto uma hora de exercícios físicos diariamente.
Em média, os participantes que fizeram 30 minutos diários de atividade física perderam cerca de 3,6 quilos ao longo de três meses, enquanto aqueles que fizeram o dobro, ou seja, uma hora de exercícios (60 minutos), perderam apenas 2,7 kg no mesmo período. Para o biomédico Rodrigo Minoru, a duração do exercício físico influencia diretamente na qualidade, no entanto em sentido inverso. “A questão não deve ser centrada apenas na duração da prática da atividade física, mas também na intensidade com que esse exercício é realizado. Aqueles estruturados com intensidades diversas vão resultar em desfechos diferentes. Ou seja, se o objetivo do indivíduo é a perda de peso, por exemplo, as variáveis intensidade e duração devem ser analisadas de maneira conjunta. Portanto, a duração do exercício não pode ser considerada como único fator na redução do peso”, destaca.
O especialista destaca ainda que, em caso de indivíduos sedentários, a inclusão da prática de exercícios físicos regulares à rotina já é considerada como o principal facilitador na busca da perda de peso. “Então, o ideal é realizar exercícios que inicialmente sejam prazerosos, e não interpretá-los como uma maneira de punição. É necessária também a avaliação conjunta do plano alimentar desse indivíduo, com o intuito de verificar o consumo calórico ao longo do dia, e ainda a avaliação do programa de exercícios de acordo com o gasto energético de cada atividade”, ressalta.
Assim, segundo Rodrigo Minoru, de uma maneira adequada, é possível avaliar o balanço entre o gasto energético do exercício físico e a melhor reposição de alimentos. “Porque nada adianta uma pessoa fazer exercício por um longo tempo ou com alta intensidade e depois abusar no consumo de alimentos calóricos e pouco saudáveis”, completa. Além disso, fazer 30 minutos de exercícios por dia é uma meta tão possível de ser alcançada que a pessoa tem vontade e energia para mais atividades físicas após sua sessão diária de exercícios. (TM)