Associar a musculação e os treinamentos aeróbicos, como corrida e bicicleta, com diversos métodos de exercícios pode tornar a atividade física mais atraente
Foi depois de se olhar no espelho, por fotos e perceber que tinha passado dos 100 kg, ou seja, estava acima do peso, que o empresário Rafael Queiroz Gonçalves, 27 anos, decidiu que era hora de mudar de vida. Ele percebeu que, quando deixou a casa dos pais, passou a não se preocupar tanto com o momento certo de comer, a quantidade e o teor da alimentação, o que, aliado a uma vida sedentária, foi responsável pelo excesso de peso e a baixa autoestima. No entanto, ele deixou de lado receitas milagrosas para emagrecer e aderiu à reeducação alimentar e à prática de exercícios físicos, métodos indicados por especialistas para perda saudável de peso.
O empresário conta que o sobrepeso interferiu na sua vida social e, além do risco à saúde física, já que a obesidade é responsável pelo desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, passou a atrapalhar o convívio com as pessoas. “Deixei de sair de casa e ir a festas, parei de comprar roupas e vivia para o trabalho, porque não me sentia bem com meu corpo. Além disso, aparentava ser mais velho do que realmente era e decidi mudar a minha vida. Fiz uma viagem e, quando vi as fotos, pensei ‘não é possível, tem alguma coisa errada’”, frisa Rafael Queiroz.
Ao tomar a decisão de que precisava emagrecer, Rafael procurou uma academia, como a maioria das pessoas faz quando tem o mesmo objetivo.
“Rafael era um aluno um pouco indisciplinado, tanto em relação à regularidade na academia quanto nos exercícios propostos. Somado a isso, os hábitos alimentares também eram bem ruins. Então, resolveu procurar uma aula direcionada para seus objetivos com um profissional”, conta o personal trainer Paulo Afonso Santos Júnior.
O profissional destaca que indicou uma avaliação física inicial, para aferir as medidas antropométricas, que são a relação entre as medidas da circunferência abdominal, do peso e da altura, além do percentual de gordura e a realização do teste cardiovascular. “Além da avaliação física, recomendei uma avaliação médica e nutricional para que obtivesse os resultados, de forma rápida e eficiente. Após a reeducação alimentar, iniciamos o treinamento focando a perda de peso e definição muscular”, esclarece. No treinamento físico, o personal associou a musculação e os treinamentos aeróbios, como corrida e bicicleta, com diversos métodos de exercícios para tornar a atividade física mais atraente.
Proprietário e administrador de uma escola de inglês, Rafael precisou mudar alguns hábitos, como o de ficar horas por dia sem comer. O empresário esclarece que, embora seja necessário fazer alguns sacrifícios no início, não é preciso fechar a boca para emagrecer. E destaca que o resultado de todo este processo foi a perda mais de 20 kg num período de seis meses. “O mais difícil é o início, porque muitas pessoas pensam ‘já estou gordo mesmo, que diferença vai fazer mais um sorvete ou comer mais um prato’. Mas é importante ressaltar que isso aconteceu sem o uso de nenhum tipo de remédio ou a ajuda de cirurgia. Comecei a reeducação alimentar e a atividade física e percebi que fui emagrecendo”, completa Rafael Queiroz.