Entre todas as dificuldades que afetam a vida de um idoso, a perda auditiva é uma das piores e pode isolar o indivíduo do convívio com familiares e amigos. Esse retraimento e isolamento da vida em sociedade pode levar o idoso à tristeza e à depressão e, até mesmo, a fazê-lo perder o interesse por atividades que sempre realizou ao longo da vida. Em geral, seja na fase adulta ou na terceira idade, a dificuldade de ouvir afeta pelo menos 9 milhões e 700 mil pessoas no Brasil. Por isso é de fundamental importância prevenir o problema.
De acordo com o otorrinolaringologista Norimar Hernandes Dias, é preciso saber como identificar os sinais de perda auditiva para buscar tratamento e evitar complicações. “A perda auditiva relacionada com o envelhecimento do ouvido, que acontece com todos nós a partir dos 30 ou 40 anos de idade, não conseguimos evitar. O que podemos fazer é tomar medidas para prevenir o progresso rápido e acentuado da perda auditiva. E uma das maneiras é evitar a exposição a barulho alto e por tempo prolongado, como, por exemplo, com o uso de fones de ouvido ou mesmo qualquer outro tipo de som. O ideal é não utilizar o máximo do volume permitido”, alerta.
Outra maneira de prevenção apontada pelo médico é o controle de doenças sistêmicas. “Principalmente doenças metabólicas, como diabetes, hormonais e cardiovasculares. Ou seja, tudo isso interfere”, frisa. Por isso, o especialista explica de que maneira as pessoas podem identificar a perda de audição e cita as medidas que devem ser tomadas. “A perda auditiva pode se manifestar de algumas maneiras e, em muitas situações, a pessoa não percebe que está enfrentando o problema, porque é um processo lento e progressivo”, revela Dias.
O médico ressalta que alguns sinais podem caracterizar o início da perda da audição, como, por exemplo, quando a pessoa passa a não entender direito o que é falado ao telefone ou em locais mais barulhentos. “Quando ela acha que as pessoas ao falar com ela em um tom normal estão sussurrando. Também pode ficar caracterizado se essas pessoas têm necessidade de aumentar muito o som da TV ou do rádio para conseguir entender as coisas que estão sendo apresentadas, ou se ela, por exemplo, dá respostas erradas a perguntas. Outra maneira de se perceber a perda é quando repara no aparecimento de zumbido. Este é um sinal de alerta para possível perda auditiva e de que se deve procurar o médico”, completa o otorrino.