SAÚDE

Faltam enfermeiros no HC da UFTM

Apesar de receber recurso importante do Programa de Expansão e Reestruturação dos Hospitais Universitários ...

Publicado em 06/10/2011 às 10:30Atualizado em 19/12/2022 às 21:57
Compartilhar

Apesar de receber recurso importante do Programa de Expansão e Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Saúde, para compra de medicamentos e materiais de uso diário, o Hospital de Clínicas da UFTM ainda permanecerá com déficit para o atendimento total de pacientes de Uberaba e região, só que desta vez voltado para a falta de profissionais de saúde.

Segundo o superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, em nível federal, a contratação de funcionários para o ano de 2011 está congelada pela presidente Dilma Rousseff. “Não está permitida a realização de novos concursos, a não ser a reposição para suprir a aposentadoria de profissionais. Estamos aguardando para o início do ano que vem a liberação para as contratações por concursos públicos federais. Enquanto isso, empresa pública federal, criada no final do ano passado, vai suprir a falta de recursos humanos nos hospitais universitários. Ela foi aprovada na semana passada pela Câmara e, agora, vai para o Senado, onde tem grandes chances de também ser aprovada. Certamente estará regulamentada e em atividade a partir de janeiro”, afirma.

Luiz Antônio Pertili destaca que, por área estabelecida, o número de médicos está em um nível adequado, sendo que o maior déficit se encontra hoje no setor de enfermagem, da ordem de 150 profissionais. “Isto porque o hospital está crescendo em termos de leitos, já que onde era a Clínica Civil hoje funciona o Hospital da Mulher, com atendimento de maternidade, ou seja, todo o serviço de ginecologia e obstetrícia. São mais 36 leitos pelo SUS”, esclarece o superintendente.

Além disso, ele lembra que o hospital tem criado outros serviços, como a abertura de CTI para receber pacientes mais graves, o que demanda número maior de funcionários, principalmente da área de enfermagem, que, para Luiz Antônio Pertili, será suprida pela empresa pública.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por