Com crescentes adeptos em todo o mundo, o Pilates, método de alongamento e exercício físico, pode ser um grande aliado na perda de peso.
De acordo com o fisioterapeuta Bruno Pacheco, especialista na técnica, quando a pessoa se propõe a ter uma redução corporal, mediante uma alimentação equilibrada, o Pilates, conjuntamente a exercícios aeróbicos, apresenta resultados rápidos e positivos. “É um novo corpo que começa a se formar, portanto é importante tonificar a musculatura e readequar a postura”, afirma Pacheco.
Segundo o fisioterapeuta, além dos benefícios já apresentados, a técnica favorece ao alongamento, concentração, controle corporal e coordenação motora. Os exercícios são realizados através de aparelhos, acessórios, como bolas e faixas elásticas e em solo, muitas vezes sem aparatos, utilizando apenas o próprio peso corporal. “À medida que a pessoa vai praticando o Pilates, o instrutor vai percebendo as dificuldades e habilidades e assim trabalhando para melhorar a desenvoltura do aluno. É uma avaliação contínua”, pontua Bruno acrescentando que independente da atividade física escolhida, ela deve ser permanente. (KC)