O endocrinologista Fabiano Zaidan não recomenda o uso de hormônios tireoidianos para perder peso. Isto porque...
O endocrinologista Fabiano Zaidan não recomenda o uso de hormônios tireoidianos para perder peso. Isto porque o hipertireoidismo faz a pessoa perder peso, mas às
custas de uma doença que causa, além da redução de peso, uma série de outros sintomas prejudiciais à saúde”.
É uma doença silenciosa, pois pode ser camuflada pelos efeitos do envelhecimento.
“Os sintomas são os que nós chamamos de não específicos. Às vezes, a pessoa começa a perder a memória, tem queda de cabelo ou a unha quebra e ela pensa que isso está relacionado a um quadro de estresse ou a uma fase da vida. Por isso é recomendado que, se ela tiver sintomas parecidos com esses, precisa procurar um médico para poder fazer uma avaliação”, destaca o endocrinologista. Através do exame físico, com apalpação da tireoide, para ver se ela está aumentada ou se há nódulos, é possível saber se a tireoide está trabalhando normalmente.
O médico adverte que nunca se deve correr atrás de milagres. “Em questão de perda de peso, não existe milagre.
O que há é uma orientação bem feita da parte alimentar, uma dieta associada a um programa de exercícios físicos individualizado. Cada pessoa tem um metabolismo, uma necessidade de energia e, portanto, a dieta é diferente. Às vezes, a pessoa pega a receita da vizinha ou da revista, enquanto o ideal é ser avaliada, com montagem de dieta e programa de exercícios mais adequados. E somente em alguns casos é indicada a terapia com medicamentos, para a perda de peso, mas quem vai definir isso é sempre o médico”, conclui Zaidan.
Portanto, nada de tomar remédios sem indicação médica só porque algum amigo ou amiga tomou e deu certo. Todo medicamento tem indicação, contraindicação e efeitos colaterais. O que é indicado para uma pessoa pode ter um efeito totalmente contrário para outra. (TM)