SAÚDE

Frutas cítricas reduzem risco de derrame em mulheres

Em estudo realizado na Universidade de East Anglia (Inglaterra), pesquisadores acompanharam 69,622 mulheres durante...

Publicado em 01/03/2012 às 13:22Atualizado em 17/12/2022 às 08:41
Compartilhar

Mulheres que seguem dietas ricas em frutas cítricas, como laranjas e toranjas, podem correr riscos menores de sofrer um derrame.

Em estudo realizado na Universidade de East Anglia (Inglaterra), pesquisadores acompanharam 69,622 mulheres durante 14 anos, pedindo que elas reportassem detalhadamente sua alimentação a cada quatro anos.

Os resultados da análise dos pesquisadores mostraram que as mulheres que consumiam mais frutas cítricas apresentavam chances 19% menores de ter um derrame isquêmico (quando o fluxo de sangue ao cérebro é bloqueado) do que mulheres que não tinham o mesmo hábito.

Já foram feitos estudos que avaliam os benefícios que podem ser obtidos através do consumo de frutas em geral. Essas pesquisas mostram que os flavonoides (compostos encontrados em frutas, vegetais, chocolate amargo e vinho tinto) beneficiam a saúde, mas apenas os flavonoides presentes em frutas cítricas ajudam na prevenção do derrame. Esse tipo de fruta possui um subgrupo de flavonoides, os flavanones, que são responsáveis por esse efeito protetor.

Apesar de os flavanones serem encontrados em sucos de frutas cítricas, os pesquisadores aconselham que as pessoas escolham consumir a fruta em si, já que a maior parte dos sucos comerciais contém grandes quantidades de açúcar.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of the American Heart Association.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por