Frutas e legumes que apresentam a coloração vermelha, além de deixarem o prato colorido e mais atrativo, são considerados pelos especialistas como alimentos que devem ser consumidos o ano todo.
Segundo Phil Lempert, analista do setor de alimentos, diz que a cor vermelha em frutas e legumes revela fitonutrientes que reduzem o risco de câncer de próstata, pressão arterial, crescimento de tumores e colesterol ruim, além de melhorar o sistema imunológico.
Tomate e melancia contêm licopeno, considerado poderoso anticancerígeno e que também é bom para saúde dos olhos e da próstata. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tomate em conservas, em molhos ou ketchup perde suas propriedades.
O suco de cranberry, conhecido por ajudar na prevenção das infecções urinárias, também ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom e de antioxidantes.
As maçãs são fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes. Morangos contêm vitamina C e manganês, que ajuda a reduzir os radicais livres, manter os ossos fortes, promover a função da tireoide, regular o açúcar no sangue e são ricos em fibras, iodo, potássio, folato e vitamina K.
Cerejas contêm melatonina, um antioxidante que ajuda a regular os padrões de sono, evitar a perda de memória, diminuir a inflamação e reduz o câncer e risco de diabetes.
Framboesas reduzem a inflamação, degeneração macular, dor, o risco de câncer, risco de doença cardíaca, o risco de diabetes, alergias e outras doenças relacionadas com a idade. Já o pimentão vermelho tem vitamina A, vitamina B6 e melhora o humor e o sono.