SAÚDE

Fumantes passivos desenvolvem doenças típicas dos tabagistas

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade alerta sobre os perigos a que fumantes passivos estão expostos

Publicado em 25/06/2014 às 19:18Atualizado em 19/12/2022 às 07:10
Compartilhar

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade alerta sobre os perigos a que fumantes passivos estão expostos, já que 10% das mortes causadas pelo cigarro ocorrem em pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça. O fumo é responsável pela morte de seis milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo que mais de 600 mil dessas mortes são causadas por tabagismo passivo, ou seja, das pessoas que não fumam e ficam expostas à fumaça do cigarro, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Doenças como impotência sexual, menopausa precoce, envelhecimento precoce da pele, mau hálito, cânceres de pulmão e bexiga podem ser desenvolvidas na vida de quem está exposto às substâncias do cigarro. O diretor da entidade, Ademir Lopes Junior, explica que os fumantes passivos podem vir a ter complicações por compartilhar o mesmo ambiente que os fumantes. “Quem convive com tabagistas pode desenvolver doenças como infecções respiratórias, elevação da pressão arterial, tosse e aumento do risco de problemas cardíacos”, destaca.

Ainda de acordo com o diretor, o médico de família e comunidade é o profissional capaz de identificar a causa dessas doenças, além de realizar o diagnóstico. “Se um paciente diz que não fuma, mas tem uma tosse que nunca passa, apenas realizar exames não é suficiente. O ideal é investigar a rotina do paciente, avaliando o ambiente em que a pessoa vive, não só o residencial, mas também o trabalho e locais de lazer”, esclarece.

Cigarros com sabor, narguilé e o pó do rapé também possuem tabaco e expõem as pessoas aos mesmos riscos. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, fumar narguilé por um período de 20 a 80 minutos corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos inclusos na produção de 100 cigarros. “O número de opções criadas para atrair consumidores é cada vez maior. O narguilé é um exemplo, pelo fato de ter um cheiro agradável e representar uma influência maior para o primeiro contato do adolescente”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por