SAÚDE

Funed e Fiocruz desenvolvem vacina heptavalente para o país

O medicamento será capaz de imunizar contra: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, meningite C e outras infecções bacterianas

Thassiana Macedo
Publicado em 09/12/2013 às 12:01Atualizado em 19/12/2022 às 09:53
Compartilhar

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) importou do laboratório suíço Novartis e colocou à disposição do Instituto Manguinhos (Fiocruz) o concentrado da vacina meningocócica C (MenC), que deverá ser usado para o desenvolvimento da heptavalente.

O acordo foi assinado em janeiro de 2013 e prevê que a nova vacina seja produzida a partir de combinação de outras já desenvolvidas pela Funed, Fiocruz e Instituto Butantan. O novo medicamento será capaz de imunizar, com uma única dose, contra sete doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, meningite C e outras infecções bacterianas.

Foi montado um plano de trabalho, com prazos e responsabilidades, para que seja possível, no prazo máximo de cinco anos, ou seja, até 2017, disponibilizar a heptavalente no calendário de vacinação brasileiro. O trabalho está sendo realizado com recursos próprios da Funed, Fiocruz, Instituto Butantan e com o apoio do Ministério da Saúde.

A heptavalente será produzida pela combinação das vacinas já existentes: Tríplice Bacteriana (DTP), contra difteria, tétano e coqueluche, e HepB, contra hepatite B. A produção de ambas está sob a responsabilidade do Instituto Butantan.

A composição da heptavalente conta, ainda, com a vacina MenC, contra Meningite C, que será fornecida pela Funed, e com a Vacina Inativada de Poliovírus (IPV), contra a Poliomielite Inativada, e a Haemophilus influenzae tipo B (Hib), contra meningite por Haemophilus, ambas viabilizadas pela Fiocruz.

Futuramente, há a possibilidade de que a Funed, além de participar do desenvolvimento da vacina, assuma parte do controle de qualidade, armazenamento, distribuição e fornecimento da heptavalente. O desenvolvimento da vacina heptavalente tem como diferencial a ampliação de uma tecnologia nacional capaz de agregar sete componentes vacinais em uma só dose. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por