Seguindo as diretrizes da Rede Cegonha e da Rede Viva Vida, as gestantes serão atendidas segundo uma estratificação de risco
Projeto Nascendo Bem foi lançado em mais um hospital do município. O programa consiste na setorização do atendimento materno e infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Uberaba e nas cidades que compõem a macrorregião. Seguindo as diretrizes da Rede Cegonha e da Rede Viva Vida, as gestantes serão atendidas segundo uma estratificação de risco. Para isso, o município de Uberaba foi dividido em três distritos de saúde.
O Mário Palmério Hospital Universitário ficará responsável pelo atendimento das gestantes das unidades de Saúde que compõem os distritos II e III, e o Hospital de Clínicas, pelo atendimento das unidades localizadas no distrito de Saúde I e municípios da macrorregião Uberaba.
O secretário municipal de Sáude, Fahim Sawan, e a equipe técnica da SMS participaram da solenidade, bem como os gerentes e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que irão referenciar e contrarreferenciar esses usuários. “Hoje Uberaba faz uma média de 340 partos por mês e é preciso um cuidado maior com as nossas mamães e bebês. Estamos empenhados na reorganização da assistência à saúde da mulher, buscando uma postura acolhedora e humanizadora diante das necessidades delas. Começar esse projeto é mais uma conquista que vai nos permitir adotar medidas para assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento, durante toda a gestação da mulher e fazendo o pós-parto também”, ressalta.
Os envolvidos no projeto foram recebidos pelos diretores do MPHU, Galvani Salgado Agrelli e Daniel Winter, acompanhados pela diretora dos Serviços de Saúde da Universidade de Uberaba (Uniube), Denise Monteiro, e da equipe técnica do hospital, que na oportunidade apresentaram as dependências da instituição para acolhimento da equipe.