SAÚDE

Ginástica cerebral é capaz de melhorar memória e autoestima

Objetivo dos exercícios é fazer com que os dois hemisférios do cérebro, o lado direito da emoção e o esquerdo da razão, trabalhem unidos e associados

Publicado em 29/02/2012 às 08:48Atualizado em 17/12/2022 às 08:38
Compartilhar

Todos os dias se veem especialistas de diversas áreas da saúde alertando sobre a necessidade de nos livrarmos do sedentarismo cotidiano.

O alerta vem acompanhado de sugestões de exercícios semanais ou diários, como fazer uma caminhada, pedalar ou mesmo se matricular em uma academia para fortalecer os músculos e o organismo de maneira saudável. Mas pouco se fala sobre como cuidar do cérebro.

O resultado disso é o aumento do número de portadores de dislexia, mal de Alzheimer ou Parkinson. Porém, o pesquisador americano PhD Paul Dennison desenvolveu um método científico conhecido como Ginástica Cerebral.

O método é composto por 32 exercícios de um minuto cada, capazes de trabalhar diversos tipos de dificuldades, como memória, concentração, autoestima, rapidez de raciocínio, clareza mental e aprendizado. O engenheiro químico Carlos Maurício Prado, especialista no método desenvolvido na Universidade da Califórnia na década de 1960, vai realizar amanhã duas oficinas gratuitas para a divulgação dos exercícios em Uberaba. “O objetivo é fazer com que os dois hemisférios do cérebro trabalhem unidos.

O lado direito é o da emoção e o esquerdo, o da razão, quando uma pessoa diz que leu, mas não entendeu, é porque os hemisférios estão desencontrados e não estão trabalhando associados. Se conseguirmos conectá-los como uma engrenagem, o cérebro irá funcionar inteiro, o que vai aumentar toda a capacidade de memória, concentração, autoestima etc”, explica.

As oficinas acontecerão às 15h e às 19h, no Tamareiras Hotel, localizado na rua Olegário Maciel, nº 187.

O ideal é chegar 30 minutos antes. A capacidade é de cerca de 100 pessoas por horário. Para mais informações ligue no telefone 8427-9378 ou acesse www.

ginasticacerebral.com.br.

Prado destaca que os exercícios servem para qualquer idade, seja para a criança, o adulto ou o idoso. “Já treinei professores em

80 escolas, que usam o método e os resultados foram muito bons no aprendizado e na concentração. Pode ser feito pelo idoso para manter a mente ativa, já que hoje temos essa preocupação. Não há vacina contra Alzheimer, mas podemos fazer exercícios físicos com o cérebro para ajudá-lo a funcionar melhor”, revela o especialista em Ginástica Cerebral.

Exercícios podem ser feitos em casa

Dos 32 exercícios, sete se destacam como os mais importantes. Uma dica importante do especialista Carlos Maurício Prado é começar o dia bebendo água. Isto porque a água é o combustível para o bom funcionamento do cérebro. Como a água conduz eletricidade, ela é capaz de acender a comunicação entre os neurônios, melhorando o raciocínio e a memória. Outro exercício fundamental para obter os benefícios é corrigir a respiração diária, que deve ser profunda, prolongada e pausada para que haja a perfeita oxigenação do cérebro.

Prado esclarece, ainda, que, quando uma pessoa acorda de manhã, de preferência antes de sair de casa, ela deve fazer uma sequência chamada de “aquecimento cerebral”, de sete minutos. “A junção dos hemisférios do cérebro fará com que o rendimento do dia seja maior. A proposta é a qualidade de vida, pois elimina o estresse, branco na hora da prova; ajuda no aprendizado da criança, na vida social do idoso, a ouvir e a enxergar melhor, como também no tratamento da depressão, na criatividade e inteligência”, frisa o especialista.

(Fotos 01 e 02) Prado revela que se abraçar aumenta a autoestima e a autoconfiança. “É como calibrar o pneu do carro. Abra bem os braços, gire as palmas das mãos para trás, o polegar deve ficar apontando para o chão, traga os braços para a frente, cruzando-os. Entrelace as mãos para os hemisférios cerebrais trocarem energia e faça um gancho para dentro, na verdade um abraço em si mesmo. O mais importante de tudo é colocar a ponta da língua no céu da boca. A técnica ensinada pelos iogues para abrir a mente e expandir o raciocínio”, explica.

(Foto 03) Durante um minuto, massageie o centro da testa, acima dos olhos, onde há pontos neurovasculares. “Isso aumenta o fluxo de sangue no lóbulo frontal, a parte rica e nobre do cérebro. Excelente para rapidez de raciocínio, memória, planejamento e criatividade”, frisa Prado. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por