SAÚDE

Gordura no fígado atinge 20% da população no país

Com diagnóstico difícil, a esteatose hepática ou gordura no fígado não é um problema que apresenta sintomas característicos

Publicado em 16/04/2013 às 11:19Atualizado em 19/12/2022 às 13:35
Compartilhar

Com diagnóstico difícil, a esteatose hepática ou gordura no fígado não é um problema que apresenta sintomas característicos, sendo considerada uma doença silenciosa. Tanto que a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) recomenda que todo paciente que tem sobrepeso, alteração no colesterol e é sedentário deve fazer uma avaliação do fígado anualmente para verificar precocemente qualquer alteração.

A gastroenterologista Geisa Perez Medina Gomide revela que muitas pessoas procuram o especialista preocupadas com a digestão ruim ou boca amarga. “Isso é mito, esses sintomas não significam doença do fígado.

A maioria das pessoas descobre a esteatose por acaso”, afirma. A preocupação é para quem está com o peso acima do ideal e, principalmente, quando esse ganho de peso é abdominal. 

Geisa Perez destaca que é fundamental o paciente saber que, na maioria dos casos, o tratamento não é com o gastroenterologista, mas com o endocrinologista e o nutricionista. “Não existe uma maneira de emagrecer o fígado. A pessoa tem que emagrecer para que o fígado emagreça. E o principal tratamento é exercício físico e dieta. Remédio tem ação menor, ou nenhuma, quando comparado ao exercício e à dieta. Tem que mudar hábitos, perder peso e fazer atividade física”, alerta.

Além disso, a especialista esclarece que perder peso não deve ser apenas uma preocupação com o aspecto estético, e sim com a saúde. Ela ressalta que dietas milagrosas não existem e o tratamento deve ser recomendado pelo endocrinologista ou pelo nutricionista. “Temos pacientes no ambulatório que, após um ano de atividade física e dieta, perderam 12 quilos e normalizaram a pressão, a glicemia, baixaram o nível dos triglicérides. Muitos já não precisam mais tomar medicamentos ou puderam reduzir a dosagem. São inúmeros os casos em que o cardiologista reduziu a dose do remédio da pressão ou o endocrinologista reduziu a dose do remédio para colesterol. Porém, a manutenção do peso ideal é obrigatória. É muito mais saudável fazer um tratamento que não precisa de medicamentos ou que as doses sejam pequenas”, completa Geisa. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por