Importante saber: os indivíduos com gordura visceral aumentada podem estar potencializando o risco de doença de Alzheimer. Estudos prévios têm mostrado que esse tipo de obesidade aumenta suas chances de desenvolver demência. Um estudo recente, porém, mostra que mesmo que você não esteja acima do peso, mas com gordura no abdômen, terá grandes chances de desenvolver a doença.
A gordura abdominal tem sido correlacionada ao alto risco de diabetes, derrame e doença cardíaca. Agora a demência também pode ser adicionada a esta lista.
O estudo que comprovou essa tese envolveu mais de 6 mil pessoas, que foram monitoradas por 36 anos, tendo seus resultados sido comparados com pessoas de peso normal e com pouca gordura abdominal. As pessoas com peso normal, mas com gordura abdominal, tiveram 89% a mais de tendência de desenvolver demência. E esse risco aumentou entre indivíduos acima do peso e obesos com abdômen proeminente. Entretanto, não se sabe ainda por que essa gordura abdominal pode produzir demência.
Acredita-se que a associação de gordura visceral combinada com os macrófagos – células do sistema imunológico – produz substâncias poderosas, pró-inflamatórias, que podem induzir a doenças como câncer, diabetes e doença cardíaca, além de contribuir para a lesão cerebral.
Como eliminar essa gordura visceral?
As melhores estratégias sã combinar um bom programa de exercícios a hábitos alimentares adequados para uma vida mais saudável. Veja algumas dicas:
1 – Programa de exercíci O melhor é o uso do treino de tiros de alta intensidade descrito em detalhes no livro 20 Minutos e Emagreça.
2 – Reduzir os níveis de insulina: Os níveis elevados de insulina são os primeiros indutores de obesidade abdominal, portanto, é fundamental reduzir esses valores, evitando açúcar, grãos, arroz, batatas e milho.
3 – Dieta do tipo metabólic Alimentar-se de acordo com o seu tipo metabólico, de forma a potencializar ao máximo suas características de geração de energia e queima de gordura.
4 – Óleo de coc Consiste num importante aliado para aumentar a taxa metabólica e aperfeiçoar a função tireoidiana, melhorando a queima de gordura.
5 – Vinagre de maçã: Promove a melhora da sensibilidade à insulina e estimula a queima de gordura. Sua ação é comparada com a Metformina.
Então, preste muita atenção ao que está consumindo e garanta que não haja o acúmulo de gordura em seu abdômen, se você quiser ter uma vida saudável e longe da demência.