A presidente Dilma Roussef anunciou em 2012 a regulamentação da profissão de esteticista. A nova regulamentação era uma reivindicação antiga, já que se buscava a normatização da categoria desde a década de 1970. A partir de agora, ela é essencial para o exercício dessa profissão, que vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Para a esteticista Luciane Silva Pereira, o que muda com essa regulamentação vai oferecer impacto tanto para o profissional quanto para o consumidor. “Ela vai preservar, valorizar e reconhecer aquele que for bom profissional. Infelizmente, em toda profissão existem os bons e os maus profissionais. Com a regulamentação, os bons profissionais vão poder ficar na área e os maus vão perder a corrida. Há muitas pessoas trabalhando nessa área sem capacitação, atuando, mas sem estar devidamente qualificado”, alerta a especialista. Luciane destaca ainda que o manejo incorreto de determinados procedimentos – seja em relação aos cuidados com a pele, à esterilização ou à desinfecção mal feita de materiais – pode ocasionar a transmissão de várias doenças. Por esse motivo, ela acredita que, com a profissão regulamentada, será possível oferecer serviços de melhor qualidade e segurança no mercado.
Vale lembrar que a profissão não serve apenas para deixar as pessoas mais bonitas. Segundo a especialista, ela faz isso, mas um esteticista exerce uma função ligada à área de saúde, justamente porque um tratamento feito por um profissional desqualificado pode facilitar a transmissão de doenças de um cliente para outro, do cliente para o esteticista ou vice-versa, fora a existência de erros, que podem deixar sequelas ou demandar procedimentos para correção. “Então, é muito importante que o consumidor contrate profissionais confiáveis e qualificados. E a regulamentação da profissão vem agora trazer esta exigência para o mercad qualificação. Essa regulamentação implica no surgimento de um órgão de classe ao qual os profissionais deverão estar ligados e com o qual o consumidor poderá entrar em contato para consultar, antes de contratar um profissional da área. Saber se ele realmente é habilitado, se existem reclamações contra o mesmo etc.