SAÚDE

Grávidas podem curtir a Copa do Mundo se tomar alguns cuidados

Neste período, é preciso cuidar da alimentação, afinal, os petiscos e bebidas, como refrigerantes e alcoólicas, fazem parte do cardápio

Publicado em 06/06/2014 às 19:30Atualizado em 19/12/2022 às 07:26
Compartilhar

Para a felicidade de muitos, a Copa do Mundo está chegando e todos estão se preparando para curtir esse grande evento. E as grávidas apaixonadas por futebol, obviamente, não vão perder a oportunidade de aproveitar essa grande festa, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança da mamãe e do bebê.

Neste período, um dos principais cuidados que devem ser tomados é com relação às confusões e multidões. Em casos de aglomerações, é importante sair de perto da bagunça para evitar acidentes, conforme alerta o obstetra Luiz Fernando Leite. “Qualquer trauma, batida ou queda deve ser observada por 24 horas, para ver se não ocorre perda de líquido e/ou de sangue. Mas, se houver sinais fetais, indica que está tudo bem”, afirma o médico. Ele lembra que, para evitar dores nas costas e nos pés, uma almofada pode deixar tudo mais cômodo e ainda impedir os desagradáveis inchaços.

O mais difícil para as torcedoras de plantão talvez seja evitar o estresse e a ansiedade na hora da comemoração dos gols. “O estresse afeta o bebê devido a um maior consumo de calorias pelo corpo materno, que diminui o consumo da parte fetal. Outra consequência é o envelhecimento precoce da placenta e a diminuição do líquido amniótico. Em relação às mães, pode diminuir ainda mais sua imunidade devido a um consumo aumentado de energia, fazendo também com que a gestante tenha menor oxigenação do próprio sangue”, destaca Leite.

Neste período, é preciso cuidar da alimentação, afinal, os petiscos e bebidas, como refrigerantes e alcoólicas, fazem parte do cardápio da comemoração. “Por isso, a melhor opção é levar coisas para comer, como um lanche natural e/ou barrinha de cereais, e não se esquecer da água, pois a hidratação é muito importante, então pode abusar da água e dos sucos naturais. A recomendação é de que as gestantes façam três grandes refeições por dia e mais três lanches entre essas refeições. Esses lanches podem ser compostos por frutas, iogurtes, biscoitos sem recheio, barrinhas de cereais e frutas secas. O excesso de alimentos gordurosos pode predispor ao ganho de peso excessivo, por isso esses alimentos devem ser evitados”, alerta o obstetra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por