A equipe da campanha “Põe no Rótulo” e a Proteste Associação de Consumidores se uniram para trazer mais esclarecimentos ao consumidor por meio de uma cartilha que pretende conscientizar a população sobre a alergia alimentar. A publicação quer auxiliar alérgicos e parentes de crianças alérgicas a identificar nos rótulos dos produtos os ingredientes que possam acarretar problemas à saúde.
Segundo o jornal O Globo, no Brasil, ainda não há legislação que obrigue os fabricantes a expor em destaque, nos rótulos dos produtos, a presença de alérgenos nem a se referir ao risco de contaminação cruzada no processo de produção. Mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encerrou recentemente uma consulta pública sobre a inclusão de informações de substâncias que possam causar alergia nos rótulos de alimentos industrializados. Não há prazo para a nova legislação entrar em vigor. Foram mais de 3.500 participações na consulta pública com sugestões, e a expectativa é de que a norma saia até o fim do ano.
Entre as pessoas que se declararam como cidadãs, ou seja, que não são profissionais da Saúde, houve cerca de 3.100 participações, demonstrando que o tema é bem relevante para a população.
A garantia de acesso a alimentos seguros é o principal obstáculo encontrado por quem tem alergia alimentar. Seja em restaurantes, ao comprar alimentos industrializados, no ambiente escolar ou na casa de amigos, o cuidado deve ser permanente.
Os consumidores interessados no assunto obrigam-se a consultar os serviços de atendimento ao cliente, bem como a compartilhar informações com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida oferecem algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos.