Nos dias 8 e 9 de dezembro, acontecerá o 1° Simpósio de Hanseníase do Triângulo Mineiro, no auditório A do Centro Educacional e Administrativo. O evento reunirá conferencistas em torno de temas como as formas de prevenção e reabilitação na hanseníase. Destinado a discussão entre alunos e profissionais da área da saúde, o simpósio também é aberto à comunidade para aqueles com interesse no conhecimento da doença. O evento está ligado ao programa de extensão universitária “ProHansen: prevenção e assistência à Hanseníase”, criado na UFTM em 2010.
Segundo a organização do evento, promovido pelo Departamento de Fisioterapia Aplicada e pelo curso de Graduação em Fisioterapia, durante as capacitações promovidas pelo ProHansen, os alunos levantaram questões em função do pouco conhecimento sobre a doença pela população e pela comunidade acadêmica. A partir daí, surgiu a proposta de se criar um simpósio com o objetivo de discutir o diagnóstico, as formas de prevenção e tratamento, bem como divulgar as ações do ProHansen no âmbito acadêmico e para a comunidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase é uma doença causada pelo Bacilo de Hansen, descoberto em 1873. Infecciosa e crônica, a doença atualmente possui tratamento e cura, mas apresenta alto poder incapacitante e atinge principalmente pessoas na faixa etária economicamente ativa, comprometendo seu desenvolvimento profissional e social. Em 2010, foram registrados 37 casos da doença em Uberaba. Índice caiu para 35 em 2011 e, segundo levantamento de outubro, 37 pessoas estão em tratamento, entre as quais 15 receberam diagnóstico em 2012. (TM)