SAÚDE

HC é credenciado como referência de alta complexidade em cardiologia

Terceiro credenciado no estado de Minas, o serviço em Uberaba já está em funcionamento desde 7 de março, com a implantação de três cardiodesfibrilizadores

Publicado em 02/04/2012 às 17:26Atualizado em 19/12/2022 às 20:27
Compartilhar

Após 15 anos de tentativas, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) acaba de ser credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência de Alta Complexidade em Cardiologia. A instituição está autorizada a realizar procedimentos de alta complexidade pelo SUS, como implante e troca de cardiodesfibrilador automático (CDI), de ressincronizador cardíaco (marcapasso multissítio átrio-biventricular) e de cardiodesfibrilador com ressincronizador (CDI-R). O HC é o terceiro hospital credenciado no estado de Minas Gerais.

Segundo o cardiologista do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia (SACC-HC), Otaviano Silva Júnior, estes dispositivos constituem importantes opções no tratamento de arritmias graves e/ou de insuficiência cardíaca. “Além desses procedimentos, um novo arsenal para diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas também está disponível por meio do estudo eletrofisiológico invasivo e da ablação por radiofrequência. O benefício não fica restrito à cardiologia: a cirurgia vascular também amplia suas possibilidades terapêuticas com a disponibilização das próteses endovasculares extracardíacas”, revela o especialista.

Durante a solenidade de lançamento, ocorrida no dia 26, o chefe do setor de Eletrofisiologia Clínica e Intervencionista, Carlos Balbão, lembrou que, a partir de agora, “o HC está apto a diagnosticar e tratar quaisquer arritmias cardíacas, como ver a necessidade e implantar marcapassos desfibrilizadores, possibilitar a localização de focos de arritmias cardíacas e cauterizá-los com alto índice de cura”.

Já o chefe do Serviço de Marcapasso do HC, Celso Salgado de Melo, revelou que Uberaba atende em torno de 1 milhão e meio de habitantes na macrorregião, com grande número de pacientes portadores de doença de Chagas necessitando de tratamento especializado, com implante de cardiodesfibrilador e ressincronizador e também o estudo eletrofisiológico das arritmias. Para ele, como Uberaba ainda não era credenciada no serviço, a cidade enfrentava dificuldades para encaminhar pacientes para atendimento nos municípios pactuados, como Uberlândia e Belo Horizonte.

 

Apoio permite realização de primeiros procedimentos

Cardiologista do Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia (SACC-HC), Otaviano Silva Júnior destaca que o credenciamento somente foi possível mediante esforço conjunto que envolveu vários setores do Hospital de Clínicas da UFTM, das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Prefeitura Municipal, secretarias de Saúde dos municípios da macrorregião Triângulo Sul, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, bem como deputados estaduais e federais.

A equipe de Estimulação Cardíaca Artificial, composta pelos médicos Celso Salgado de Melo, Otaviano da Silva Júnior, Marcelo Marra e Aldo Aler Tomás, realiza estes procedimentos há vários anos. “Entretanto, a ausência de credenciamento pelo SUS limitava de forma muito significativa o acesso dos pacientes a esses tratamentos de última geração. No dia 7 de março foi realizada, com sucesso, a primeira cirurgia pelo SUS envolvendo um cardiodesfibrilador automático implantável com ressincronizador (CDI-R). O paciente, que é portador de taquicardia ventricular grave e insuficiência cardíaca congestiva causada pela doença de Chagas, recebeu alta no dia seguinte e em ótimas condições clínicas”, revela Otaviano Silva Júnior. Até o momento, outros dois implantes foram realizados, sendo que mais dois estão agendados para esta semana. (TM)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por